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Disciplina Análise e Crítica Musical

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina favorece o desenvolvimento de competências no que respeita à aquisição de uma compreensão musical qualificada, o ouvir estético, selectivo, dinâmico, abranjente, rigoroso, equilibrado e em constante evolução. Pretende-se alargar o horizonte cultural ou (etno)musicológico do aluno exercitando a interdisciplinariedade na construção de um léxico comum à teoria musical e à produção musical em contexto de estúdio, isto é, compreender o discurso musical numa perspectiva cultural, teórica e técnica, dominar os códigos que permitem à música comunicar através de sistemas simbólicos ou notacionais. No contexto da música popular urbana, o aluno será exposto a todo um conjunto de referências de modo a sensibilizar e desenvolver o seu pensamento crítico, compreender e interpretar o discurso musical em tempo real, conhecer repertórios através da audição de registos fonográficos, compreender o mundo do espectáculo e marketing discográfico. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à musicologia da produção musical discográfica 2. Perspectivas genéricas sobre a história do pensamento musical 3. Música e cultura 4. Sociologia da música: recepção musical 5. Perspectivas semióticas da música na produção musical e comunicação audiovisual 6. Noções gerais de teoria musical aplicadas em contexto de estúdio 7. Análise musical aplicada e escuta crítica de projectos discográficos no contexto da música popular urbana 8. Técnicas de análise em produção musical: estrutura/ forma, instrumentação, arranjo e perfromance 9. Mistura e masterização: a arte e ciência
  • Objetivos

    Objetivos

    O alunos deverão colsolidar os objectivos da disciplina que compreende a aquisição de conhecimentos nos domínios da musica enquanto manifestação cultural, reconhecer os fenómenos sociológicos e semióticos que explicam a recepção musical através de reflexões críticas e recensões escritas, demonstrar conhecimentos genéricos ao nível da teoria musical, reconhecer auditivamente parâmentros de expressão musical (instrumentação, estrutura/ forma, compasso), bem como, parâmetros associados à produção musical (dinâmica, panorâmica, efeitos de espacialização), autonomia na análise auditiva e escrita de excertos de estruturas musicais e ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos na prática da produção musical.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno da história da música e evolução do seu ideal musical, teoria musical e estratégias associadas à produção musical em contexto de estúdio. Esdtas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual e sistemas sonoros de reprodução. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADORNO, T. W. (1941). On Popular Music. New York: Institute of Social Research. GROUT, Donald, História da Música Ocidental, Lisboa, Gradiva, 1999. IZHAKI. Roey (2008), Mixing Audio: concepts, practices and tools, Burlington, MA, Focal Press-Elsevier; MOYLAN, William (2007), Understanding and Crafting the Mix: the art of recording, Burlington, Focal Press; TAGG, P. (2013). Music’s Meanings: A Modern Musicology for Non-Musos. New York: Mass Media Music Scholars Press. THOMAS, Simon Zagorski (2014), The Musicology of Record Production, Cambridge, Cambridge University Press; ZAK, Albin (2011), The Poetics of Rock: Cutting Tracks, Making Records, Los Angeles, University of California Press;    
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