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Apresentação
Apresentação
Conhecer técnica e conceptualmente o processo de criação audiovisual. Aplicações e técnicas de captação, de design sonoro com recurso à síntese de som, de forma a compreender os mecanismos que permitem a articulação entre som e imagem. Saber planificar e definir projetos e métodos de trabalho no campo da edição e pós-produção áudio em articulação com a pós-produção de vídeo. Compreender a linguagem da edição de vídeo aplicada ao som. Utilizar expressivamente os diferentes conteúdos apreendidos através do desenvolvimento de projetos audiovisuais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-11779
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Semiótica do discurso áudio. Perspetivas semióticas da música na comunicação audiovisiual. Edição e pós-produção áudio (Avançado); Técnicas de Mistura (Avançado); Edição e síntese sonora aplicada em contexto vídeo. Plug-Ins de efeitos especiais. Automação de efeitos sonoros. Técnicas de normalização dinâmica em LUFS (EBU R128) e True Peak. Síntese e design sonoro. Criação sonora: montagem de narrativas/estruturas sonoras. Composição sonora. Restauro áudio.
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Objetivos
Objetivos
Identificar todas as fases do processo de edição, bem como os seus métodos e técnicas, através do software de edição não-linear. Demonstrar autonomia no domínio das aplicações áudio e respectivas ferramentas, no que respeita especificamente à edição, mistura/masterização e criação sonora (design sonoro), em contexto audiovisual. Compreender os mecanismos semióticos que permitem compreender a articulação som/imagem, demonstrando autonomia na consolidação de um projecto utilizando o discurso áudio como elemento integrante de um documento multimédia, potenciando a eficácia comunicacional deste. Capacidade de operar em pós-produção independentemente do equipamento utilizado.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Workshops direcionados ao programa da UC. Masterclasses com profissionais do mercado. Produção de conteúdos semelhantes ao exercício final e análise crítica dos mesmos, numa perspectiva de "hands on".
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AMENT, Vanessa (2009), The Foley Grail: The Art of Performing Sound for Film, Games, and Animation, Oxford, Focal Press. CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl, Thomas Delmar Learning. FARNELL, Andy (2010), Designing Sound, Cambridge, Massachusetts, MIT Press. GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA. GOTTLIEB, Gary, (2007), Shaping Sound in the Studio and Beyond: audio aesthetics and technology, Boston, Thompson Course Technology.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim