filmeu

Disciplina Música Eletrónica e Experimental

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos e práticos das componentes técnicas e artísticas associadas à música electrónica e experimental. Proporciona um momento de expressão artística musical num ciclo de estudos com forte componente técnica e aplicada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Antecedentes da música electroacústica. Modernismo musical. Manifesto futurista. Introdução às noções de música electrónica, concreta, electroacústica e algorítmica. Estúdios pioneiros (Paris, Colónia e EUA). Pós-guerra e história da composição algorítmica: estéticas, técnicas, sonoridades e compositores. Introdução à programação musical. Técnicas de síntese sonora digital. Instrumento virtual e partitura Síntese wavetable sinusoidal, triangular e quadrada Modulação de amplitude e frequência. Síntese aditiva e subtractiva. Síntese granular. Monofonia e polifonia em síntese. Processamento e análise de sinal. Ficheiro de som como tabela de onda. Filtros digitais Comb filtering e flanger Transformada de Fourier. Música mista e interactiva assistida por computador. Noções de Tempo Real (TR) e de latência. Tratamento de som em TR Som directo Espacialização a dois e quatro canais. Curvas de panning, fases e reverberação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das principais técnicas de síntese e de tratamento de som em Tempo Real através do uso de softwares específicos de síntese e tratamento de som. Desenvolvimento de um pensamento sistemático e criativo e de capacidades de transdução do mesmo numa prática artística efectiva através da utilização das tecnologias estudadas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de programação. Desenvolvimento de projectos de música experimental.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Boulanger, R.C., Boulanger, P.E.P.D.R., Vercoe, B. and Mathews, M.V., 2000. The Csound Book: Perspectives in Software Synthesis, Sound Design, Signal Processing, and Programming. MIT Press. Dean, R.T., 2009. The Oxford Handbook of Computer Music. Oxford University Press. Manning, P., 2013. Electronic and Computer Music. Oxford University Press. Roads, C., 1996. The Computer Music Tutorial. MIT Press. Winkler, T., 2001. Composing Interactive Music: Techniques and Ideas Using Max. MIT Press. Zicarelli, D., 1999. Max. Cycling '74.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios