-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos e práticos das componentes técnicas e artísticas associadas à música electrónica e experimental. Proporciona um momento de expressão artística musical num ciclo de estudos com forte componente técnica e aplicada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-11781
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Antecedentes da música electroacústica. Modernismo musical. Manifesto futurista. Introdução às noções de música electrónica, concreta, electroacústica e algorítmica. Estúdios pioneiros (Paris, Colónia e EUA). Pós-guerra e história da composição algorítmica: estéticas, técnicas, sonoridades e compositores. Introdução à programação musical. Técnicas de síntese sonora digital. Instrumento virtual e partitura Síntese wavetable sinusoidal, triangular e quadrada Modulação de amplitude e frequência. Síntese aditiva e subtractiva. Síntese granular. Monofonia e polifonia em síntese. Processamento e análise de sinal. Ficheiro de som como tabela de onda. Filtros digitais Comb filtering e flanger Transformada de Fourier. Música mista e interactiva assistida por computador. Noções de Tempo Real (TR) e de latência. Tratamento de som em TR Som directo Espacialização a dois e quatro canais. Curvas de panning, fases e reverberação.
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das principais técnicas de síntese e de tratamento de som em Tempo Real através do uso de softwares específicos de síntese e tratamento de som. Desenvolvimento de um pensamento sistemático e criativo e de capacidades de transdução do mesmo numa prática artística efectiva através da utilização das tecnologias estudadas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de programação. Desenvolvimento de projectos de música experimental.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boulanger, R.C., Boulanger, P.E.P.D.R., Vercoe, B. and Mathews, M.V., 2000. The Csound Book: Perspectives in Software Synthesis, Sound Design, Signal Processing, and Programming. MIT Press. Dean, R.T., 2009. The Oxford Handbook of Computer Music. Oxford University Press. Manning, P., 2013. Electronic and Computer Music. Oxford University Press. Roads, C., 1996. The Computer Music Tutorial. MIT Press. Winkler, T., 2001. Composing Interactive Music: Techniques and Ideas Using Max. MIT Press. Zicarelli, D., 1999. Max. Cycling '74.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não