-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de insere-se no plano geral de formação em Edição de Som da licenciatura e tem como principais objectivos fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos avançados sobre a edição e mistura de sons e músicas em ambiente digital, domínio técnico das ferramentas de trabalho em softwares de produção de som e música, tais como igualização, espacialização, efeitos, estéreo, compressão, reverberações, delays, processamento dinâmico e técnicas de mistura final, sempre em ambiente de estúdio. Pretende-se que os alunos desenvolvam trabalho em projectos para cinema, utilizando as técnicas de mistura multicanal - Surround 5.1.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-11782
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo Prático Técnicas Avançadas para trabalhar em Ambiente de Estúdio Técnicas de Criação de Projectos Multicanal Técnicas Avançadas para Edição de Música e Som para Imagem Técnicas Avançadas de utilização de Plug-ins, Equalização, Processamento Dinâmico, Reverbeação e Delays Recuperação de Gravações em Mau Estado Extração de Ruídos Exports e Deliveries para diferentes Media Noções Pré Masterização
-
Objetivos
Objetivos
Objetivo da unidade curricular: Esta unidade curricular tem como objectivo a aquisição de conhecimentos técnicos de trabalho em estúdio, quer em trabalhos de música ou em trabalhos de pós-produção áudio para trabalhos de televisão, cinema, animação. Objectivos específicos: Criação e desenvolvimento de projetos áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos; Analise técnica e criativa de trabalhos realizados pelos alunos; Capacidade de integração do trabalho específico de som em ambiente de estúdio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Análise crítica de trabalhos reconhecidos, com foco na semiótica e estética do som. Realização de exercícios de prática combinados com as metodologias teóricas e as análises crºiticas trabalhadas nas aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
GOTTLIEB, Gary (2007) - Shaping Sound in the Studio and Beyound: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar. LANGFORD, Simon (2013) - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press PURCELL, JOHN (2013) - Dialogue Editing for Motion Pictures - A Guide to the Invisible Art, Focal Press BARLETT, Bruce (2009) - Pratical Recording Techniques, Burlington, Focal Press. FONSECA, Nuno (2006) - Introdução à Engenharia do Som, Lisboa, Lidel.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não