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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina pretende examinar diferentes formas de pensar o mundo sonoro e provocar um tipo de escuta profunda focada em questões relevantes para a sociedade e a cultura. Visando introduzir os alunos ao campo dos Estudos do Som e familiarizá-los com os debates e questões atuais nesta área, o objetivo é ajudá-los a desenvolver uma compreensão mais ampla sobre a relação entre a experiência sensorial - a escuta - e o ambiente social, natural, político e histórico. Os alunos irão explorar uma variedade de práticas de escuta enquanto examinam as dimensões criativas, políticas e sociais do som. Os tópicos abordados incluem aspetos específicos da cultura auditiva como: som, silêncio e ruído; arte sonora e a sua ligação a questões éticas, políticas e ecológicas; arqueologia e ecologia acústica; sons ambientais, pré-históricos, arquitetónicos e urbanos; gravação de som e análise da paisagem sonora, entre outros.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-11784
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Introdução: Pensar com os Ouvidos Arqueologia Acústica Paisagem Sonora, Identidade e Comunidade Métodos e Processos Criativos da Escuta Voz e Oralidade Poéticas do Ruído Comodificação do Silêncio Arquitetura aural e a “voz” dos edifícios Antropologia e Geografia Sónica O uso do Som nos Media Arte Sonora enquanto Arte Pública Ecologia e Ambiente na Arte Sonora Contemporânea
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Objetivos
Objetivos
Os alunos ficarão habilitados a identificar os principais conceitos dos Estudos do Som e a apontar as diferentes práticas sonoras, bem como os seus discursos e principais agentes que os descrevem. No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de demonstrar compreensão sobre os desafios da escuta e das gravações de campo como métodos de investigação. Pretende-se também desafiar os alunos a repensar as suas ideias sobre o universo sonoro, bem como a desenvolver novos interesses em torno da cultura auditiva.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao examinar diferentes perspectivas sobre o mundo sonoro e promover uma escuta profunda, as metodologias desta unidade curricular irão proporcionar aos alunos oportunidades de imersão na experiência sonora, estimulando uma compreensão mais profunda das complexas interações entre som, sociedade e cultura. Isso requer uma abordagem interdisciplinar que envolve práticas de escuta ativa, análise crítica de obras de arte sonora, debates éticos e políticos e exploração das dimensões ambientais e arquitetónicas do som. Será incentivada a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes explorar a paisagem sonora de forma prática e refletir sobre o seu significado social, político e histórico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Augoyard, Jean-François and Torgue, Henry. 2005. Sonic Experience – A Guide to Everyday Sounds, McGill-Queen’s University Press, Québec Blesser, B. & L.-R. Salter, 2007. Spaces Speak, Are You Listening? Experiencing aural architecture. Cambridge,MA: MIT Press. LaBelle, B., 2010. Acoustic Territories / Sound Culture and Everyday Life. New York: Continuum International. Schafer, R. Murray. 1994 (1977). The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Rochester: Destiny Books Thompson, Emily, 2002, The Soundscape of Modernity: architectural acoustics and culture of listening in America, 1900-1933. Cambridge: MIT Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não