filmeu

Disciplina Antropologia do Espaço

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular que visa reunir conhecimentos científicos e ferramentas etnográficas que permitam a identificação e a análise das representações contemporâneas do Espaço. Os conteúdos programáticos recobrem as mutações técnicas, os contextos sociais e as dinâmicas relacionais que compõem o Espaço como campo: de macroprocessos, como a globalização e a aceleração generalizada, a microligações, como o heterotópico e o particular, passando por questões prementes como o impacto da ação Humana na Terra. Promove-se a análise, a reflexão e o debate sobre os processos locais e translocais que marcam a contemporaneidade, a par dos seminais impulsos que ativamente contribuíram para a construção real e simbólica do espaço.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O Espaço Antropológico. A origem do Humano e as antropotécnicas (Leroi-Gourhan; Simondon; Burroughs). Fundamentos da Antropologia e a viragem antropológica nas Artes (Malinowski; Foster) O espaço interpessoal e intercultural (Hall). Do lugar antropológico aos não-lugares da Sobremodernidade (Augé).  Transformações do Espaço. As mutações do espaço (Foucault; Miranda). A aceleração dos processos (Valéry; Benjamin; Virilio). Cinema, Media e a Mobilização para a Experiência (Benjamin; Bruno, Bolter & Grusin) O Espaço das Redes Absolutas A Figura do Globo e a Circulação (Sloterdijk; Appadurai). As redes e a agregação do Social (Latour) A Terra e o Novo Regime Climático (Latour) : da ‘Natureza por Fazer’ (Sloterdijk)
  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos gerais de Aprendizagem: Relacionar conhecimentos teóricos: saber analisar, classificar e comparar a matéria em estudo. Conhecer as especificidades de uma investigação ancorada aos fundamentos da antropologia. Compreender o modo de existência do espaço urbano e o funcionamento das redes que o constituem. Estimular a reflexão crítica sobre a contemporaneidade.   Resultados esperados (indicadores): Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias. Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras. Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos. Concretizar experiências em ilustrações visuais (maquetes e/ou desenhos). Discutir criticamente a contemporaneidade, correlacionando os conhecimentos adquiridos. Aplicar saberes e ferramentas antropológicas em projetos de investigação transdisciplinares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    UC teórica, de cariz expositivo, em que se fomenta o debate de ideias em aula e a elaboração de um exercício prático que aproxime a teoria ao campo das tecnologias do som. Os conteúdos são divulgados no moodle no início do semestre para permitir uma aprendizagem contínua.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Augé, M. (2007 [1992]). Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Lisboa: 90º. AE/334 – BC Appadurai, A. ([1996] 2005), Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalisation. University of Minnesota Press Foster, H. (1996). ‘The Artist As Ethnographer’ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 - BC Foucault, M.([1984] 2005). ‘Outros Espaços’. in RCL 34/35. Lisboa: Relógio d’Água. AQ/667 – BC Hall, E.([1966] 1986). A Dimensão Oculta. Lisboa: Relógio d’Água. S/41 – ER Latour, B. ([2015] 2017). Facing Gaia: Eight Lectures on the New Climate Regime. Polity Press Simondon, G. (2015 [1958]) On the mode of existence of technical objects. Univocal. Virilio, P. ([1995] 2000). A Velocidade de libertação.Lisboa: Relógio d'Água.   Nota:  cotas da Biblioteca Victor de Sá - ULHT
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios