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Apresentação
Apresentação
Esta UC estimula abordagens criativas experimentais, ao mesmo tempo que promove a aquisição de competências metodológicas e projetuais. Propõe-se diversas etapas de trabalho. A primeira etapa (TP#1) consiste numa investigação sobre práticas artísticas pioneiras, incluindo a utilização dum modelo de visualização paramétrica que facilita a análise da experiência perceptual. A segunda etapa (TP#2) consiste na criação de sons relacionados com as obras analisadas, tendo em conta o dito modelo paramétrico. Esses sons são posteriormente utilizados em composições interactivas, a realizar em URLs (TP#3) e em Unity (TP#4). Finalmente, formam-se grupos com vista ao desenvolvimento de projectos mais complexos (TP#5), que podem incluir componentes digitais, analógicas ou híbridas. O trabalho culmina com a apresentação de sistemas interativos, performances e instalações.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-8286
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Enquadramento teórico Noção de agenciamento e composição interativa. Mapeamentos simples vs. complexos. Análise digital do som vs. perceção humana. Níveis de comunicação: propósito determinado vs. indeterminado. Obra aberta. Parâmetros para análise da experiência percetual: interação/ esforço cognitivo dinâmica/ atenção relação áudio-visual/ integração multisensorial semântica espaço físico Noção de ‘spatial presence’ e arena performativa. Trabalho prático Individual URL com investigação sobre duas obras pioneiras & sua nálise paramétrica. Criação de diversos sons relacionados com essas obras & análise dessas relações. Composição interativa em URL (image mapping). Composição interativa em Unity (com template). Articulação com inputs analógicos (opcional). Documentação em URL. Coletivo URL com planificação e contextualização de uma performance / instalação / sistema interativo. Concretização do projeto.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver conhecimentos sobre sistemas e instrumentos, performances e instalações interativas ligadas às artes sónicas. Adquirir competências básicas para a criação de composições interativas em websites e em Unity (software 3D). Compreeder a noção de 'mapping' no contexto da configuração de interfaces. Entender o potencial criativo da complexidade e indeterminação no âmbito dessa configuração. Desenvolver a capacidade de conceber interfaces híbridas. Desenvolver competências de investigação e aprendizagem autónoma. Desenvolver competências metodológicas e conceptuais, a par com idiomas criativos originais. Desenvolver a capacidade de projetar a experiência do fruidor, relacionando ciências da perceção, teoria audio-visual, design de interação e teoria dos media. Desenvolver competências para a apresentação e documentação dum projeto, com difusão na internet. Desenvolver a capacidade de contextualizar o trabalho com referências da história de arte.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É permitido utilizar o Chat GPT (assim como o Google ou a Wikipedia) para encontrar fontes bibliográficas - desde que se consultem e refiram as fontes originais. É sempre necessário avaliar e selecionar os resultados de qualquer pesquisa, considerar diversas fontes de informação, exercer pensamento crítico e extrapolar. O Chat GPT também pode ser utilizado para a revisão de ortografia e gramática, desde que essa revisão seja subsequentemente verificada pelo estudante.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bolter, J. D. & Gromala, D. (2003). Windows and Mirrors, Interaction Design, Digital art, and the Myth of Transparency . Mit Press. Blackman, S; Wang, J. (2014). Unity for Absolute Beginners. Springer Science + New Media New York. Paul, C. (2015). Digital Art (3th ed.). London: Thames & Hudson. Sá, A. and Tanaka, A. (2022). A Parametric Model for Audio-Visual instrument Design, Composition and Performance. In S. Gibson, S. Arisona, D. Leishman, A. Tanaka (Eds.) Live Visuals: History, Theory, Practice (pp. 240-266). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003282396 Sá, A.(2024). Transdisciplinarity, Composition, Expression: Reflections of a Spherical Way of Thinking. In Leonardo, 57(1), 33-39. MIT Press. https://doi.org/10.1162/leon_a_02472
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não