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Disciplina Política Externa Portuguesa

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Política Externa Portuguesa fornece aos alunos conhecimento, compreensão e pensamento critico sobre os temas da política externa portuguesa no contexto histórico, político, económico e cultural. Metodologicamente, são utilizados os instrumentos da análise da política externa (APE) para evidenciar os processos de decisão, as dinâmicas e os desafios da ação externa. Para além disso, a UC foca-se em três vectores estratégicos da política externa portuguesa: (1) da integração europeia; (2) das relações transatlânticas; (3) da lusofonia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução à Política Externa 1.1 Diplomacia e política externa 1.2. Análise de política externa 1.3. Interdependência e multilateralismo II. Vectores estratégicos da Política Externa Portuguesa 2.1. Relações transatlânticas 2.2. Integração europeia 2.3. Lusofonia III. Portugal multilateral 3.1. Portugal nas organizações internacionais (NATO; ONU; UE) 3.2. Portugal e as potencias geopolíticas 3.3. Desafios globais e futuros da política externa portuguesa
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC Política Externa Portuguesa visa fornecer aos estudantes conhecimento sobre as dimensões e desafios da Política Externa Portuguesa. Com efeito, os objetivos de aprendizagem são: (1) analisar e compreender as fases da política externa portuguesa; (2) analisar o papel da diplomacia portuguesa; (3) avaliar os compromissos multilaterais da Política Externa Portuguesa considerando as interdependências e os desafios globais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC Política Externa Portuguesa, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project/problem based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou atividades em grupo (simulações), nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Biscop, S.; Renard, Th. (2013). The European Union and Emerging Powers in the 21st Century: How Europe Can Shape a New Global Order. Ashgate Publishing. Daehnardt, P.; Freire, M. R. (2014). A política externa russa no espaço euro-atlântico: dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado. Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra. Dias, V. A. (2023). A Participação de Portugal em Missões Internacionais - Uma Política Externa em Mudança. ICS Espada, J. C. (2014). Portugal, a Europa e o Atlântico. Lisboa. Aletheia. Freire, M. R. (2015). As Relações Internacionais em Mudança. Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra. Moreira de Sá, T. (2015). Política Externa Portuguesa. FFMS. Nunes, I. F. (2023). Identidade e Alteridade securitária no Espaço Euro-Atlântico. UAL. Palmeira, J. (2023). O Mar na Geopolítica de Portugal. In Biblos, 2(3): 118-125. Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra.
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