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Apresentação
Apresentação
A UC Esfera Pública e Redes Sociais pretende, por um lado, apresentar as várias formas como as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e as plataformas digitais podem contribuir para a reconfiguração do espaço político nas sociedades contemporâneas, articulando conceitos políticos e práticas de comunicação em ambiente digital com os seus efeitos nas dinâmicas de competição, protesto e influência política. Por outro lado, esta UC visa sensibilizar os estudantes para a promoção da literacia mediática, reforçando competências adquiridas e fornecendo instrumentos de análise crítica sobre os impactos e desafios das redes sociais para a democracia no século XXI.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT11-1-23593
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Dimensão dos conceitos 1.1. Política, esfera pública e redes sociais 1.2. Nova cultura política e novos espaços de politização II. O poder transformador das redes sociais 2.1. Sistemas de média e transformação do conceito de democracia na era digital 2.2. Transformação da comunicação (interna e externa) das instituições políticas 2.3. Campanhas eleitorais e o impacto da COVID-19. 2.4. A transição do offline para o online e os apelos dos candidatos num contexto sem mediador III. Literacia mediática e democracia no século XXI 3.1. Redes sociais, manipulação, desinformação e fake news 3.2. Participação política, preferências, ação coletiva e discriminação racial na era 4.0
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Objetivos
Objetivos
1. Compreender os conceitos básicos no estudo da política digital, redes sociais e democracia; 2. Aplicar alguns desses conceitos para compreender/explicar como a política e o digital estão interligadas nos dias de hoje; 3. Descrever com clareza os desafios impostos pelos social media ao funcionamento tradicional das democracias liberais, bem como as abordagens que têm sido seguidas para mitigar tais constrangimentos; 4. Analisar algumas das questões-chave na perspetiva da política digital (por exemplo, eleições, governação atual e a pandemia); 5. Refletir sobre o impacto da inteligência artificial e dos poderes digitais sobre si próprios, a sua autonomia, e sobre a sustentabilidade da democracia representativa.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC Esfera Política e Redes Sociais, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou actividades em grupo, nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coleman, S., & Freelon, D. (2015). Introduction: Conceptualizing Digital Politics. In Coleman, S., & Freelon, D. (Eds.). Handbook of Digital Politics (pp. 1-14). Cheltenham: Edward Elgar Feezell, J. T. (2018). Agenda setting through social media: The importance of incidental news exposure and social filtering in the digital era. Political Research Quarterly, 71(2), 482-494. Santana-Pereira, J., Ferrinho Lopes, H., & Nina, S. R. (2023). Sailing Uncharted Waters with Old Boats? COVID-19 and the Digitalization and Professionalization of Presidential Campaigns in Portugal. Social Sciences , 12(1), 45. Gibson, R. K., & McAllister, I. (2015). Normalising or equalising party competition? Assessing the impact of the web on election campaigning. Political studies , 63(3), 529-547.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não