-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem como objectivo fornecer aos alunos o referencial teórico sobre o fenómeno da Opinião Pública e da Comunicação Política no quadro das democracias contemporaneas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT11-1-23596
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Opinião Pública 1. Opinião Pública - enquadramento conceptual 2. Formação da Opinião Pública 2.1. Papel dos media na formação da Opinião Pública 2.2. Como se mede a opinião pública? Os inquéritos II. Comunicação Política 1. Comunicação Politica – introdução 1.1. Enquadramento sistémico e funcionalista - perspectivas teóricas 2. Os media e os eleitores 2.1. Da modernização social às redes sociais 2.2. Informação política, comunicação política e qualidade da democracia
-
Objetivos
Objetivos
Com esta unidade curricular os alunos serão capazes de: - obter o referencial teórico do fenómeno em presença, - reflectir sobre as transformações operadas nas sociedades contemporaneas e os efeitos na Opinião Pública e na Comunicação Política.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC tenderá a seguir um componente expositiva/teórica e uma componente prática, de discussão em contexto de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Edwards, George C., Lawrence R. Jacobs, and Robert Y. Shapiro (eds) (2011) The Oxford Handbook of American Public Opinion and the Media, OUP: Oxford. Farrell, D. M., & Schmitt-Beck, R. (2002). Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums. London: Routledge. Kaid, L. L. (2004). Handbook of political communication research. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. Kenski, Kate, and Kathleen Hall Jamieson (eds) (2017) The Oxford Handbook of Political Communication, OUP:Oxford. Lilleker, D. G. (2006). Key concepts in political communication. London: Sage. McNair, B. (2003). Introduction to political communication (3rd edition). London: Routledge. Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies. Cambridge: OUP.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não