filmeu

Disciplina Introdução às Relações Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de IRI visa ajudar os alunos a aprofundar a sua compreensão sobre as RI, levando-os a questionar os (pre)conceitos relativos aos fenómenos internacionais. Discorre sobre os principais debates teóricos das RI, o contexto do seu desenvolvimento, as suas principais preocupações e como estes se relacionam com a sua dimensão empírica, tanto histórica como contemporânea. Procura constituir um conjunto de perspectivas/ferramentas ao seu dispor, preparando-os para uma análise crítica e sustentada dos fenómenos internacionais, estimulando a pesquisa orientada em função de temas e casos no quadro das RI e promovendo o debate fundamentado e a discussão temática com um sentido crítico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução - Natureza, objeto e metodologia da disciplina - Origens das Relações Internacionais - Conceitos essenciais nas Relações Internacionais   2. A História das Relações Internacionais  - Impérios e Sociedade Internacional - Século XX e o Pós-Guerra Fria - Globalização e Evolução da sociedade internacional   3. Teorias das Relações Internacionais - Teorias clássicas - Abordagens e debates contemporâneos   4. Questões fundamentais das RI contemporâneas - Terrorismo internacional  - A religião nas RI: um choque de civilizações? - O ambiente  - Novos padrões de guerra e paz: Mudanças na condição de Estado
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC destina-se a apresentar aos alunos um quadro geral das RI contemporâneas, permitindo a compreensão das transformações da Sociedade Internacional, a globalização da vida política, económica, social e cultural  e a definição rigorosa do objecto de estudo das Relações Internacionais. Pretende-se dar a conhecer o aparecimento e evolução das RI, enquanto área específica das Ciências Sociais e Humanas, apreender as relações existentes entre a democracia e a globalização, analisar os principais atores, fatores e técnicas das RI.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Debates, simulações e exercícios escritos em sala serão uma força motriz das metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. A realização de conferências e/ou visitas de estudo, com relatório, aproximará os estudantes das tarefas a desempenhar nas suas futuras profissões.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baylis, J., Smith, S., Owens, P. (2022). The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations. 9ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Devetak, R., George, J., Percy, S. (eds.) (2017). An Introduction to International Relations. 3ª Edição, Cambridge: Cambridge University Press. Grieco, J., Ikenberry, G. J., Mastanduno, M. (2022). Introduction to International Relations: Perspectives, Connections and Enduring Questions. 3ª Edição, Londres: Bloomsbury Academic. Jackson, R., Sørensen, G. (2013). Introduction to International Relations: Theories and Approaches. 5ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Young, J. e Kent, J. (2020) International relations since 1945. 3ª Edição, Oxford: Oxford University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios