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Disciplina Teoria da Constituição e Direito Constitucional

  • Apresentação

    Apresentação

    A teoria da Constituição e o Direito Constitucional, no âmbito de um curso de CPRI (1.º Ciclo de Estudos Académicos), não poderá deixar de visar dois objectivos que se complementam: o “Constitucionalismo” e a “Constituição”. Na verdade o “Constitucionalismo”, irá surpreender os estudantes para o sentido e o alcance das teorias que subjazem às escolhas sobre um determinado sentido de organização político-estadual refletida na Lei fundamental de determinado país e a estrutura dos respetivos normativos, sua interpretação e aplicação, aqui refletido em “Direito Constitucional”, ou dito por outras palavras, na “Constituição” em sentido material.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria da Constituição Conceito de Constituição e as funções clássicas da Constituição A ideia do constitucionalismo As matrizes históricas do constitucionalismo moderno Os sistemas constitucionais A Constituição portuguesa e a sua classificação 2. Direito Constitucional 1. Aspetos históricos das Constituições portuguesas. A Constituição de 1976. O poder constituinte. Revisões 2. O sistema e interpretação normativa da Constituição 3. Funções da Constituição 4. O Estado. Funções e fins do Estado. Princípios fundamentais do Estado 5. Direitos Fundamentais vs direitos humanos. Gerações de direitos 6. Órgãos de soberania. Caracterização e competências 7. A Constituição económica 8. Fiscalização e revisão da Constituição
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular (UC) divide-se em duas partes: a começar o seu estudo com a Teoria da Constituição em que são destacados os fundamentos relativos às teorias que subjazem às diversas constituições do mundo atual, designadamente a sua função, famílias constitucionais e até o conhecimento de países, sem documento único identificável como lei fundamental. No que concerne à segunda parte - o Direito Constitucional -, centra-se o estudo sobretudo na Constituição de 76, com o objetivo de encorajar os alunos à compreensão do pensamento do legislador constituinte e das premissas histórico-políticas às diversas revisões. Sendo o DC um ramo do Direito Público é fundamental o conhecimento da organização e ao funcionamento do Estado e a articulação com dos diversos poderes constitucionalmente criados, pois o seu estudo permitirá que os alunos progridam nas diversas Unidades Curriculares relacionadas com a Ciência Jurídica, a Ciência Política e a Administração Pública.    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias (inovadoras) de ensino consistem em: Exposição dos conteúdos programáticos da UC, bem como apresentação de temas por parte do professor para análise, interpretação e discussão em sala, a fim de verificar se os ensinamentos transmitidos e estudo estão a ser bem orientados e concretizados. Avaliação: A avaliação contínua tem a ponderação de 100%, repartido em: Dois (2) testes escritos, com a ponderação de 45% cada;   Os restantes 10% têm por base a participação e a qualidade das intervenções nas aulas. O exame final será de acordo com o Regulamento de Avaliações da UL (valoração 100%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Alexandrino, José Melo (2017). Lições de Direito Constitucional. Livros 1 e 2. 3.ª Edição. Lisboa: AAFDL - Canotilho, J. J. (2015). Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina. - Gouveia, Jorge Bacelar (2010). Manual de Direito Constitucional, Vols I. e II. Coimbra: Almedina. - Gouveia, Jorge Bacelar (2016). Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina. - Miranda, Jorge (2020). Curso de Direito Constitucional. Livros 1 e 2. Lisboa: Universidade Católica, Editora. - Miranda, Jorge (2020). Teoria da Constituição. Coimbrta: Almedina. - Miranda, Jorge (2013). Manual de Direito Constitucional (Tomo II, 7.ª edição). Coimbra: Coimbra Editora. - Miranda, Jorge (2010). Manual de Direito Constitucional (Tomo V, 4.ª edição). Coimbra: Coimbra Editora.
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