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Disciplina Políticas Públicas Européias e Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Políticas Públicas Europeias e Internacionais visa proporcionar aos estudantes uma análise compreensiva sobre os processos de policy-making no contexto da política europeia e internacional. Primeiramente, assente na problematização do Estado e na gestão das necessidades colectivas, as políticas públicas evoluíram no sentido de maior convergência, solidariedade e subsidiariedade na tentativa de dar respostas à emergência climática, à crise migratória, à gestão pandémica ou à adoção da inteligência artificial. As políticas públicas europeias e internacionais afirmaram-se enquanto instrumento de regulação e de resolução de problemas públicos e privados, envolvendo organizações governamentais e não-governamentais, num contexto exigente, diversificado e global.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Conceitos e cenários 1.1 Política e políticas públicas 1.2. Formulação de políticas públicas – principais teorias e modelos   II. A evolução das políticas internacionais 2.1. Estado-nação e interdependências 2.2. Políticas públicas e globalização 2.3. Organizações internacionais e pertença subsidiária 2.4. Políticas de interesse global – compreendendo o século XXI   III. Políticas públicas europeias 3.1. Processo de integração europeia e políticas europeias 3.2. Subsidiariedade e solidariedade 3.3. Sistema de governança na União Europeia   IV. Desafios atuais das políticas públicas europeias e internacionais
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Definir o que são políticas públicas e identificar os principais modelos de análise e abordagens teóricas; 2. Recolher informação sobre políticas públicas europeias e internacionais, ganhando consciência sobre a complexidade dos problemas e dos processos políticos (utilização de informação estatística, científica e económica na formulação e aplicação de políticas públicas); 3. Desenvolver uma análise comparativa sobre políticas públicas europeias e internacionais – conceitos, origens, objetivos, tendências e impactos nas instituições políticas e sociedade civil; 4. Compreender os desafios inerentes à formulação e aplicação de políticas públicas; 5. Analisar os sistemas de governança (europeu e internacional) e avaliar criticamente os resultados das políticas públicas
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC Políticas Públicas Europeias e Internacionais, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou actividades em grupo, nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Colomer, J.M. (2016). How Global Institutions Rule the World. Palgrave. Edkins, J., e Zehfuss, M. (2019). Global Politics (3ª ed.). Taylor and Francis. J. R. Adolino & C. H. Blake (2011). Comparing Public Policies: Issues and Choices in Industrialised Countries. CQ Press. Knill, Ch. & Steinebach, Y. (eds.). (2023). International Public Administration in Global Public Policy Sources and Effects of Bureaucratic Influence. Routledge. Weimer, D. & Vining, A. (2017). Policy Analysis: Concepts and Practice. Routledge & CRC Press Logo - Taylor & Francis Group. Zahariadis, N., Buonanno, L. (2017). The Routledge Handbook of European Public Policy. Taylor and Francis.
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