filmeu

Disciplina Espaço Lusófono

  • Apresentação

    Apresentação

    O princiopal objetio de estudo desta unidade curricular são as relações entre os povos e a nações de língua portuguesa, institucionalizadas através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).  Esse estudo é tanto mais relevante quanto, para além da institucionalização dessa comunidade, a investigação sobre as mais importantes dimensões daquelas relações (políticas, culturais, sociais, económicas) contribui para evidenciar: (a) a convergência de interesse nas relações entre povos e nações dos países de língua portuguesa; (b) a divergência acerca dos caminhos a seguir para fortalecer aquelas relações. Neste contexto, o desenvolvimento desta unidade curricular pretende providenciar aos alunos a contextualização histórica, as ferramentas conceptuais e a capacidade analítica para pensar o espaço lusófono, a partir dos seus atores e das suas instituições formais e informais.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Origens e contextualização histórica; Espaço lusófono: espaço policêntrico transnacional e pluricontinental de encontro linguístico, cultural, social e económico. Perspetivas coloniais, neocoloniais e pós-coloniais sobre o espaço lusófono: panlusitanismo, lusobrasileirismo e lusotropicalismo.  Formas de reconhecimento mútuo, diálogo, cooperação. As narrativas cruzadas, convergentes e divergentes: a memória, a literatura e o cinema.   Relações lusófonas internacionais.   Políticas  linguísticas, geopolíticas, culturais e científicas. Organização institucional do espaço lusófono: CPLP, Instituto Camões. Desafios no Espaço Lusófono: o conflito entre os interesses nacionais e o lusófono; assimetrias na integração dos países lusófonos nos diferentes contextos e organizações internacionais; a descontinuidade entre a ordem política e a ordem cultural.      
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os alunos deverão: 1. Identificar as origens e a natureza do espaço lusófono. 2. Conhecer   as diferentes   conceptualizações, a organização institucional e as políticas e desafios do espaço lusófono. 3. Avaliar criticamente essas conceptualizações, organização institucional, políticas e problemas.  4. Identificar as principais manifestações culturais (simbólicas, literárias, cinematográficas) que traduzem as divergências e convergências da lusofonia;  5.Aplicar ferramentas conceptuais e abordagens teóricas a casos concretos.     
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      A apresentação dos conteúdos programáticos nas aulas teórico-práticas é feita através de excertos de textos de bibliografias e meios audiovisuais, estudos de caso e debates. A avaliação é contínua e pressupõe uma forte componente prática e a participação dos alunos em aula: Teste de avaliação (50%) Exercícios em aula (20%) Apresentação oral (30%) Os alunos que obtiverem uma classificação inferior a 9,5 na avaliação contínua realizam obrigatoriamente o exame final.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

       Charchalis, W. (2019). Lusophony – among myth, history and future. Studia Romanica Posnaniensia, 46(3), 95–104. https://doi.org/10.14746/strop.2019.463.006 Figueira, C. (2017). Cultural policy between and beyond nation-states: The case of lusofonia and the Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In V. Durrer, T. Miller, & D. O’Brien (Eds.), The Routledge handbook of global cultural policy. London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315718408 Pinto, A. C. (2001). O fim do império português. Lisboa: Livros Horizonte. Salgado, S. (2012). The Web in African countries. Information, Communication & Society, 15(9), 1373–1389. https://doi.org/10.1080/1369118X.2011.647044 Thomaz, L. F. F. R. (2021). A expansão portuguesa: Um prisma de muitas faces. Lisboa: Gradiva.            
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios