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Disciplina Geopolítica e Estratégia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade Geopolítica e Estratégia visa sistematizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos relativamente à geopolítica e estratégia modernas. Partido de uma discussão sobre os conceitos fundamentais da teoria das relações internacionas e da geopolítica, os alunos utilizarão essa mesmas ferramentas para analisar os principais atores internacionais, para compreender as lógicas e dinâmicas da política mundial durante a Guerra Fria e desenvolver capacidades de prospectiva. Os alunos terão os instrumentos teóricos e práticos para analisar a realidade internacional contemporânea. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos de Geopolítica e Geoestratégia Principais Teorias e Escolas até a Segunda Guerra Mundial A Geopolítica da Nova Ordem Internacional Geopolítica Pós-colonial e De-colonial Planejamento Político-Estratégico e Guerra e Paz
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: Aferir os principais conceitos e teorias do pensamento geopolítico e geoestratégico de modo a utilizá-los na interpretação dos sistema . Compreender os os espaços geopolíticos e os conflitos internacionais, bem como as opções estratégicas que se apresentam Compreender o que caracteriza uma perspectiva geopolítica ou geoestratégica na interpretação dos acontecimentos diplomáticos, económicos e políticos Refletir sobre as diferenças e complementaridades entre a Geopolítica e Geoestratégia Compreender o pensamento geopolítico e suas relações com as políticas territoriais internas e externas. Refletir sobre as grandes questões da atualidade nacional e internacional na óptica da geopolítica e da geoestratégica em suas versões clássicas, contemporâneas e críticas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de aprendizagem incluem os debates orientados, com foco no desenvolvimento da capacidade analítica, oralidade e desenvolvimento escrito dos alunos, além de ferramentas de interação, com uso de tecnologia ou não, que permitam o exercício do pensamento crítico em grupo e individualmente. Éimportante que os alunos estejam familiarizados com os diversos tipos de exercício profissional que envolvam a disciplina, o que também deve permitir a interface com os usos contemporâneos do tema no mercado de think tanks e demais organismos internacionais, para além da academia.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Correia, P. D. P. (2012). Geopolítica e geoestratégia. Nação e Defesa. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7670/1/NeD131_PedroPezaratCorreia.pdf Lang, Miriam y otros, Lang, Miriam, ed., Bringel, Breno, ed. y Manahan, Mary Ann, ed. Más allá del colonialismo verde: justicia global y geopolítica de las transiciones ecosociales. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, AR: CLACSO / Plataformas para el Diálogo Social / Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador, 2024. 395 p. da Silva, L. L. S., & Teixeira, R. C. (2025). Da Geopolítica Crítica à Geopolítica mais-que-representacional. Caderno de Geografia, 35(80), 219-219. Moura, S. T. G., Lawton, T. C., & Tobin, D. (2025). How do multinational enterprises respond to geopolitics? A review and research agenda. International Journal of Management Reviews. Cope, Z. (Ed.). (2024). The Palgrave handbook of contemporary geopolitics. Palgrave Macmillan.
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