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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de "Estudos da Segurança e para a Paz" oferece uma compreensão aprofundada das dinâmicas que permeiam a segurança internacional e a promoção da paz. Envolvendo uma ampla variedade de tópicos, desde a análise de políticas de segurança nacional até a resolução de conflitos internacionais, esta disciplina capacita os estudantes a adentrarem os domínios de intervenção cruciais para a preservação da estabilidade global. A sua inclusão no ciclo de estudos de Ciência Política e Relações Internacionais é de extrema relevância, pois proporciona uma perspectiva holística que transcende as meras relações entre Estados. Além disso, prepara os futuros profissionais para lidarem com as complexidades e desafios emergentes na busca por um mundo mais seguro em suas vertentes profissionais globais e diversas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT11-2-23603
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Compreendendo a dinâmica do conflito. Análise de Políticas de Segurança e Defesa. Estudo de Métodos de Prevenção e Resolução de Conflitos. Construção da Paz e Reconciliação. Promoção da Segurança Humana.
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Objetivos
Objetivos
Compreensão das Dinâmicas de Conflito: Desenvolver uma compreensão aprofundada das causas, natureza e evolução dos conflitos internacionais. Análise de Políticas de Segurança e Defesa: Examinar as políticas de segurança nacional e internacional, incluindo estratégias de defesa e ações militares. Estudo de Métodos de Prevenção de Conflitos: Explorar estratégias e técnicas para identificar e prevenir potenciais conflitos, incluindo diplomacia, mediação e ações preventivas. Capacidade de Resolução de Conflitos: Desenvolver habilidades práticas em negociação, mediação e resolução de conflitos em contextos internacionais. Construção de Paz e Reconciliação: Compreender os processos e estratégias para construir e manter a paz após conflitos, incluindo a reconstrução pós-conflito e a reconciliação entre partes em conflito. Promoção de Segurança Humana: analisar sistemas de proteção das populações em áreas afetadas por conflitos incluindo a segurança ambiental.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino ativas desempenham um papel crucial no processo dessa disciplina, de forma a promover a participação ativa dos alunos e estimulando o aprendizado autônomo. Estratégias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) têm destaque. O PBL envolve desafiar os alunos a resolver problemas complexos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração. Já a Sala de Aula Invertida incentiva a pré-leitura e a pesquisa independente antes das aulas, reservando o tempo em sala para discussões e atividades práticas. Essas abordagens proporcionam um ambiente dinâmico e envolvente, onde os alunos se tornam agentes ativos no processo de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Basu, S., Kirby, P., & Shepherd, L. J. (2020). Women, peace and security: a critical cartography. In New directions in women, peace and security (pp. 1-26). Bristol University Press. https://bristoluniversitypressdigital.com/downloadpdf/book/9781529207774/ch001.pdf Black, R., Busby, J., Dabelko, G. D., De Coning, C., Maalim, H., McAllister, C., ... & Staudenmann, J. A. (2022). Environment of peace: Security in a new era of risk. SIPRI. https://www.sipri.org/publications/2022/policy-reports/environment-peace-security-new-era-risk Mouly, C. (2022). Estudios de paz y conflictos: Teoría y práctica (p. 322). Peter Lang International Academic Publishers. Oliveira, Gilberto Carvalho. "Estudos da Paz: origens, desenvolvimentos e desafios críticos atuais." Carta internacional 12.1 (2017): 148-172. https://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/611/343 Richmond, O. P., & Visoka, G. (Eds.). (2022). The Palgrave encyclopedia of peace and conflict studies. Springer Nature. ASD
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não