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Apresentação
Apresentação
A turbulência social, cultural geopolítica e ideológica que afecta as relações pacíficas entre os cidadãos das (complexas) sociedades contemporâneas, exige que os alunos de Ciência Política e Relações Internacionais desenvolvam a capacidade de pensamento crítico e informado sobre a qualidade política das ideias, doutrinas e ideologias disseminadas na esfera pública. Neste contexto, o conhecimento propiciado pela unidade curricular História e Teoria das Ideias Políticas, da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade, pode contribuir para mitigar os efeitos de ideias, teorias e doutrinas ameaçadoras do bem-estar dos cidadãos dessas (complexas) sociedades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT11-23565
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Breve introdução à História das Ideias 2. Governo das leis (humanas, divinas, naturais e espontâneas) e governo dos homens. 2.1. Governo dos seres humanos livres vs. governo dos seres humanos escravos. 2.2. Quem deve governar? 2. 2.1. Um: monarquia, tirania, autoritarismo, totalitarismo. 2.2.2. Alguns: oligarquia, aristocracia, caquistocracia. 2.2.3. Todos: Democracia (direta, representativa, participativa). 3. O lugar e o papel da liberdade: liberdades individuais vs liberdades colectivas; liberdade dos antigos vs. liberdades dos modernos; liberdade positiva vs liberdade negativa. 4. Estado de Natureza vs. Sociedade Política; versões hobbesiana, lockiana e rousseauniana. 5. A distribuição da propriedade: natureza e problemas da justiça distributiva. 6. Problemas políticos contemporâneos: direitos das minorias, da natureza e das futuras gerações; o impacto da inteligência artificial.
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Objetivos
Objetivos
Os alunos deverão: Compreender de que forma as ideias se podem traduzir em ideologias, doutrinas e teorias. Conhecer os principais autores, as ideias, teorias e obras essenciais na constituição do pensamento político ocidental. Analisar criticamente as ideias, teorias e doutrinas políticas . Desenvolver a capacidade de argumentação e o espírito crítico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas com a apresentação de conteúdos programáticos através excertos de textos da bibliografia. As aulas teórico serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de debate sobre aqueles conteúdos. A elaboração de fichas de leitura faz parte integrante da avaliação final. Essa ficha de leitura pode ser sobre um artigo ou um livro relacionado com os conteúdos disciplinares. A Avaliação compreende duas modalidades em alternativa: avaliação contínua (AC) ou avaliação através de exame. Na AC, o valor de ponderação dos vários elementos é o seguinte: 50% - teste escrito de avaliação. 35% - elaboração de ficha de leitura de um artigo ou capítulo de livro. 15% - participação nas aulas: esta inclui a elaboração de curtos comentários escritos aos conteúdos leccionados em cada aula. A avaliação por exame consistirá num teste escrito.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Goldhill, S. Amor, sexo e tragédia, a contemporaneidade do classicismo. Trad. Maria da Graça Caldeira, Aletheia Editores: Lisboa, 2006, ISBN: 989-622-033-6. Platz, J. Theories of Distributive Justice. Who Gets What and Why. New York: Routledge, 2020. Queiroz, R. Liberdade. Lisboa: Almedina, 2024. Ryan, A. On Politics. A History of Political Thought from Herodotus to the Present. Allen Lane: United Kingdom, 2020. Walzer, Michael. A luta por Uma política Decente. “Liberal” como adjetivo. Lisboa: Gradiva, 2023.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não