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Apresentação
Apresentação
Atelier de Marketing é uma unidade curricular prática que desafia os estudantes a aplicar os conhecimentos de marketing adquiridos ao longo da licenciatura, através da elaboração de um Plano de Marketing completo. Num ambiente de simulação das incertezas e desafios dos mercados, os estudantes desenvolvem competências estratégicas e operacionais, explorando ferramentas de análise, planeamento e implementação de estratégias de marketing. A UC privilegia a aplicação prática, combinando trabalho individual e em grupo, discussão de casos reais e desenvolvimento de soluções criativas e fundamentadas. O objetivo central é que cada estudante adquira autonomia na elaboração de planos de marketing ajustados a diferentes contextos organizacionais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1-1754
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
No âmbito da elaboração do trabalho de avaliação do atelier, apresentam-se os conteúdos teóricos abordados em aula e de acompanhamento ao trabalho a ser desenvolvido pelo estudante. Análise interna e externa - micro e macro ambiente - análise PESTAL Análise e matriz SWOT - simples e cruzada Análise e atratividade de mercados (modelo das 5 forças) Estratégias de crescimento Objetivos de Marketing Formulação de estratégias de Marketing: diferenciação e modelo STP Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção)
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Objetivos
Objetivos
O objectivo da UC é aprofundar os conhecimentos de Marketing através da realização de um plano de Marketing. Para tal, será criado um ambiente de problemáticas geradas pela incerteza dos mercados e criando a necessidade do estudante colocar em prática conhecimentos apreendidos ao longo do curso.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas de aprendizagem (ex. sala de aula invertida e design thinking), para além da participação individual e em grupo num fórum, para apresentação e discussão de tópicos da atualidade relacionados com o Marketing.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Westwood, J., (2019). How to Write a Marketing Plan. Elsevier, Kogan page Chernev, A., (2019). Strategic marketing management: the framework. Chicago: Northwestern University. Kreutzer, Ralf T., (2019), Toolbox for Marketing and Management ? Creative Concepts, Forecasting Methods and Analytical Instruments, Berlin, Springer Chernev, A., (2017). The Marketing Plan Handbook (5th Edition). Chicago: Cerebellum Press McDonald, Malcolm and Wilson, Hugh (2016). Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, (8ª ed.). West Sussex, Wiley. Dib, A., (2021), O plano de Marketing de 1 página, Lisboa, Editora Self
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não