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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Estudo de Mercado e do Consumidor pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de mercado de moda, a sua estrutura e segmentação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-1-22983
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos . Definição do conceito de marca e a sua inserção no mercado de moda; . Seleção e caracterização do público-alvo (critérios demográficos, geográficos, de comportamento e psicográficos); identificação do lifestyle do público-alvo e posicionamento da marca no mercado de moda; . O Estudo de Mercado e do Consumidor: Concepção de um estudo de mercado. O que é um estudo de mercado. Papel dos estudos de mercado. Como fazer uma pesquisa de mercado. Estudo de Mercado aplicados na Moda; Estudos quantitativos; Estudos qualitativos; . Observação do mercado de moda; Compra comparativa (LFL - like for like); Compra oculta; . Inovação e tendências do mercado de mod. . . O Negócio da Moda: A indústria da moda; Construção da identidade da marca; Mudanças no mercado global; Da pré-produção, à criação e ao desenvolvimento do produto moda; Distribuição do produto moda e suas estratégias; O negócio da moda no contexto digital.
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Objetivos
Objetivos
Distinguir a tipologia de estudos de mercado, e saber realizar diferentes tipos de estudo de mercado aplicados no contexto de uma estratégia de marketing de moda, fazer análise crítica dos dados provenientes de estudos de mercado, bem como compreender a sua relevância. É facultado, ainda, o enquadramento conceptual que permitirá aos estudantes conhecerem a estrutura dos negócios de moda, em particular no contexto digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através do método expositivo-dialógico, privilegia-se a apresentação dos conteúdos programáticos, e cria-se um espaço de diálogo com os estudantes, fundamentado na análise de casos práticos, no âmbito do qual partilham as suas reflexões sobre os temas abordados. Nas aulas privilegia-se, também, o trabalho de grupo, de forma a desenvolver competências, quer individuais, quer sociais. O processo de avaliação é contínuo, de forma a aferir com regularidade a aquisição dessas competências. Avaliação de semestre: trabalho 1 (10%) + trabalho 2 (20%) + teste ou trabalho final escrito (50%) + assiduidade/participação (20%). O estudante que falhe injustificadamente 25% das entregas intermédias será excluído da avaliação contínua e a entrega de trabalhos com mais de 24H de atraso implica o desconto de dois valores na nota do referido trabalho. Não são aceites trabalhos com mais de 24H de atraso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
DILLON, S. (2012). Princípios de Gestão de negócios de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.KEISER, S.; ARNER, M. (2007), Beyond Design, The Synergy of Apparel Product Development, UK: Berg Publishers.MCDANIEL, C. & GATES, R. (2008). Marketing Research Essentials, Wiley. ISBN: 978-0-470-13198-5. LOPES, J.L. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado. Lisboa: Edições Sílabo. POSNER, H. (2016). Marketing de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não