filmeu

Disciplina Marketing Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de marketing internacional aplica todos os conceitos de marketing à atividade que a empresa desenvolve além-fronteiras. A partir do momento que a empresa sai fora do seu mercado doméstico, inicia o processo de internacionalização que é acompanhado pelas decisões de marketing no ciclo de estudos. Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir uma visão geral das decisões que são tomadas em ambiente internacional e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso. Por último, alia a teoria à prática, estudando os modos de entrada e o marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica  / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução 1.1. A globalização dos mercados 1.2. Razões da internacionalização   2. Processo de Internacionalização 2.1. Conceitos 2.2. Níveis de Integração Económica 2.3. Acordos mundiais de comércio 3. Contexto Internacional 3.1. Ambiente político-legal 3.2. Ambiente económico-financeiro 3.3. Ambiente sócio-demográfico 3.4. Ambiente cultural 3.5. Outros fatores macro   4. Processo de Tomada de Decisão   5. Modos de Internacionalização 5.1. Exportação 5.2. Agente 5.3. Distribuidor 5.4. Licenciamento 5.5. Franchising 5.6. Joint-Venture 5.7. Alianças / Parcerias 5.8. Subsidiárias / IDE 5.9. Negócios Online (B2B, B2C e C2C)   6. Estratégias de internacionalização   7. Variáveis do Mix Internacional 7.1. Produto 7.2. Preço 7.3. Distribuição 7.4. Comunicação 7.5 Serviços   8. Novos Desafios Globais - Terrorismo, Pirataria, Contrafação   9. Sustentabilidade e Responsabilidade Social    
  • Objetivos

    Objetivos

    Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing internacional, as suas semelhanças e diferenças relativamente ao marketing em ambiente doméstico; Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes ao nível da envolvente no marketing internacional; Avaliar e justificar as teorias da internacionalização; Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função de marketing em ambiente internacional.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cateora, P., MONEY, R. Graham, J. & Gilly, M. (2023), International Marketing, 18 Edition, McGraw Hill Education. Solberg, C. (2017). International marketing: Strategy development and implementation, 1 Edition, Routledge Edition.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios