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Disciplina Atelier de Relações Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    O âmbito da UC é compreender e avaliar a importância das Relações Públicas (RP) e o seu o papel no mix da comunicação.  Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos e diferenciar os diferentes objectivos de cada tipo especifico de RP. A disciplina 'Atelier de Relações Públicas' é uma componente essencial do curso de Ciências da Comunicação, focada na prática e aplicação dos conceitos fundamentais das Relações Públicas. A sua área de atuação abrange todas as áreas das Relações Públicas, desde a elaboração de planos de ação até à sua execução. Esta disciplina é particularmente relevante para o curso, pois proporciona aos alunos uma compreensão prática e aprofundada dos processos e técnicas usados em Relações Públicas.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Fundamentos das Relações Públicas. Compreender a importância das Relações Públicas. Avaliar e desenvolver o papel das RP no mix da comunicação. Planeamento e Implementação de Planos de Ação de Relações Públicas. Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos. Técnicas de Comunicação em Relações Públicas (public affairs, media relations - press releases ou comunicações à imprensa, criação de oportunidade de entrevistas, artigos de opinião - eventos, ativações, relações com os media, entre outras). Trabalho em equipa e liderança de projetos de RP. Análise e resposta a casos práticos de Relações Públicas. Cada um destes tópicos será explorado através de trabalhos em grupo, discussões em sala de aula e estudos de caso e desenvolvimento de projetos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta disciplina passam por desenvolver nos alunos os conhecimentos, aptidões e competências necessárias para poderem trabalhar nesta área. O que inclui a capacidade de criar, desenvolver e implementar planos de ação de relações públicas (pilares de comunicação, públicos-alvo; estratégia; ações de implementação); entender e aplicar as melhores práticas em cada situação; trabalhar em equipa e apresentar ideias de forma clara e persuasiva e analisar e responder a situações reais de comunicação em Relações Públicas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Botan C. & Sommerfeldt E. (2023). Public Relations Theory III, In the Age of Publics 1st Edition, Routledge. Smudde P. (2023). Managing Public Relations, 2nd Edition, Routledge.   Amy Rosenberg (2021). A Modern Guide to Public Relations: Unveiling the Mystery of PR: Including: Content Marketing, SEO, Social Media & PR Best Practices.Veracity-Porland Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens & Joeri Van Den Bergh. (2018). Marketing Comunications, 6th edition Pearson   Kotler P., Armstrong G., Harris L., & Piercy N. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition, Pearson   Ryan D. (2017). Understanding Digital Marketing. Kogan Page   Tuten T. & Solomon M. (2014). Social Media Marketing. Pearson   Strauss J. Frost R. (2013). E-Marketing. Seventh Edition, Free Press   Giagaglia C. (2012). Gestão Estratégica de eventos, CENGAGE   Aaker D. Brand Portfolio Strategy (2004) Free Press  
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