-
Apresentação
Apresentação
O âmbito da UC é compreender e avaliar a importância das Relações Públicas (RP) e o seu o papel no mix da comunicação. Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos e diferenciar os diferentes objectivos de cada tipo especifico de RP. A disciplina 'Atelier de Relações Públicas' é uma componente essencial do curso de Ciências da Comunicação, focada na prática e aplicação dos conceitos fundamentais das Relações Públicas. A sua área de atuação abrange todas as áreas das Relações Públicas, desde a elaboração de planos de ação até à sua execução. Esta disciplina é particularmente relevante para o curso, pois proporciona aos alunos uma compreensão prática e aprofundada dos processos e técnicas usados em Relações Públicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1-7048
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Fundamentos das Relações Públicas. Compreender a importância das Relações Públicas. Avaliar e desenvolver o papel das RP no mix da comunicação. Planeamento e Implementação de Planos de Ação de Relações Públicas. Fazer uso das diferentes ferramentas de RP para comunicar com os diferentes públicos. Técnicas de Comunicação em Relações Públicas (public affairs, media relations - press releases ou comunicações à imprensa, criação de oportunidade de entrevistas, artigos de opinião - eventos, ativações, relações com os media, entre outras). Trabalho em equipa e liderança de projetos de RP. Análise e resposta a casos práticos de Relações Públicas. Cada um destes tópicos será explorado através de trabalhos em grupo, discussões em sala de aula e estudos de caso e desenvolvimento de projetos.
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos desta disciplina passam por desenvolver nos alunos os conhecimentos, aptidões e competências necessárias para poderem trabalhar nesta área. O que inclui a capacidade de criar, desenvolver e implementar planos de ação de relações públicas (pilares de comunicação, públicos-alvo; estratégia; ações de implementação); entender e aplicar as melhores práticas em cada situação; trabalhar em equipa e apresentar ideias de forma clara e persuasiva e analisar e responder a situações reais de comunicação em Relações Públicas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas práticas e conteúdos de suporte ao processo de ensino-aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Botan C. & Sommerfeldt E. (2023). Public Relations Theory III, In the Age of Publics 1st Edition, Routledge. Smudde P. (2023). Managing Public Relations, 2nd Edition, Routledge. Amy Rosenberg (2021). A Modern Guide to Public Relations: Unveiling the Mystery of PR: Including: Content Marketing, SEO, Social Media & PR Best Practices.Veracity-Porland Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens & Joeri Van Den Bergh. (2018). Marketing Comunications, 6th edition Pearson Kotler P., Armstrong G., Harris L., & Piercy N. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition, Pearson Ryan D. (2017). Understanding Digital Marketing. Kogan Page Tuten T. & Solomon M. (2014). Social Media Marketing. Pearson Strauss J. Frost R. (2013). E-Marketing. Seventh Edition, Free Press Giagaglia C. (2012). Gestão Estratégica de eventos, CENGAGE Aaker D. Brand Portfolio Strategy (2004) Free Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não