-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular é sintoma de uma condição da experiência contemporânea que presta ao visual e à imagem um grande protagonismo, instituindo-os como eixos decisivos no funcionamento das mais variadas instâncias de mediação. Nem sempre essa sobreexposição às imagens nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Debruçamo-nos aqui não só sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, mas também sobre a importância desses para a recepção visual, designadamente para os actos de interpretação. Quais os recursos de que um intérprete dispõe? Por outras palavras, quais os saberes que autorizam essa sua condição?
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1417
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Imagem e representação 1.1. O que é a imagem? 1.2. A imagem enquanto signo; 1.3. A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce; 1.4. O ícone, o índice e o símbolo; 2. A interpretação visual 2.1. Denotação versus conotação: os mecanismos associativos; 2.2. Os códigos visuais; 2.3. Elementos formais e saberes técnicos; 2.4. O enquadramento mediático e ‘multimodalidade’; 2.5. A imagem e o texto: ‘ancoragem’ e ‘ligação’; 2.6. A retórica das imagens. 3. A imagem e o Homem 3.1 A imagem e a visão na cultura ocidental; 3.2. Visão e conhecimento: o espírito empírico moderno; 3.3. Imagem, técnica e ‘imagem técnica’: definição e especificidades; 3.4. A crença no fotográfico: «fotografia e verdade»;
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão dos principais programas em torno dos quais gravita a visualidade moderna. Capacidade de compreensão da medialidade em que se inscreve o actual funcionamento das imagens. Maior conhecimento dos mecanismos de interpretação visual e da programação retórica das imagens, designadamente do jornalismo e da publicidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aplicação prática progressiva em exercícios de análise de imagem. Apresentações e discussão de trabalhos de grupo e de textos ao longo do semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70 DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega. GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007 JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70 JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70 KRESS, Gunther (2010), Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication, Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não