-
Apresentação
Apresentação
Esta UC discute criticamente os conceitos de cultura na sua relação com a comunicação e as artes. Da definição antropológica de cultura às definições sociológicas do campo cultural como conectado às práticas artísticas (alta e baixa cultura, cultura de massas, cultura em rede), debate-se o lugar destas práticas nas sociedades interconectadas contemporâneas e a força das representações artísticas, tanto na legitimação de narrativas hegemónicas quanto de narrativas contra-hegemónicas. O debate sobre as definições do objeto artístico é trazido para contextualizar o papel crítico que tem sido atribuído às artes contemporâneas. Mobilizam-se, para o efeito, alguns exemplos da crítica feminista e pós-colonial, no âmbito das artes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1671
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I - Questões de cultura e comunicação Definições de cultura: Noção antropológica de cultura Estudos culturais, linguagem e media. A “viragem cultural”: Stuart Hall e a escola de Estudos Culturais. Arte e feminismo: A “arte sem história” das artistas mulheres As representações de género na arte. Repensar a herança colonial: as políticas de reparação na Europa Noção sociológica de Cultura: cultivada, popular e de massas; alta e baixa cultura; As indústrias da cultura A convergência da arte, da cultura e da comunicação: As transformações da arte pela reprodutibilidade técnica O ambiente mediático contemporâneo e os novos “museus imaginários”. O “marketing cultural” no contexto digital. Parte II- Questões de arte Definições de arte O sistema da arte contemporânea: questões de gestão cultural
-
Objetivos
Objetivos
Saber discutir as configurações da noção de cultura Saber identificar o fenómeno artístico como um fenómeno cultural Conhecer alguns aspetos das práticas da gestão cultural e das artes Conhecer algumas estratégias de marketing cultural no ambiente digital Reflectir sobre temáticas emergentes na cultura, nos media e nas artes, nomeadamente, relativa aos estudos de género e estudos pós-coloniais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso dos vários recursos do moodle, incluindo testes e quizzes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARRANHA, H., MARTINS, S. S. E PINTO RIBEIRO, A. (Ed.). 2015. Museus sem lugar. Ensaios, Manifestos e diálogos em rede. Lisboa: Edição do IHA, UNL. HALL, S., ed. 2003. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications. KOTLER, N. G., KOTLER P. e KOTLER, W. Y.. 2008. Museum Marketing and Strategy. Designing Missions, Building Audiences and Generating Revenue and Resources. San Francisco: Jossey-Bass Edition. LIMA DOS SANTOS, M.L., “I. Questionamento à volta de três noções” in MELO, Alexandre (Org.), Arte e Dinheiro, Lisboa, Assírio & Alvim, 1994, pp. 101 - 120. OAKLEY, K.; O’CONNOR, J.(org.) (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Oxon and New York, Routledge. D’OREY, Carmo (1990). «O que é a arte?» ou «Quando há arte?». Revista Análise, nº 14, Imprensa Nacional Casa da Moeda. MELO, Alexandre (2001). As três dimensões do sistema. In: Arte. Lisboa, Editora Quimera, pp. 29-52.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não