filmeu

Disciplina Arte, Cultura e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC discute os conceitos de cultura na sua relação com a comunicação e as artes. Da definição antropológica de cultura às definições sociológicas ligadas às práticas artísticas (alta e baixa cultura, cultura de massas, cultura em rede), debate-se o lugar destas práticas nas sociedades interconectadas contemporâneas e a força das representações artísticas na legitimação de narrativas, tanto hegemónicas como contra-hegemónicas. As definições do próprio objeto artístico servem para contextualizar o papel crítico que tem sido atribuído às artes contemporâneas, como são os casos do feminismo e do pós-colonialismo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE I 1. Definições de cultura 1.1. Noção antropológica de cultura 1.2. Estudos culturais, linguagem e media 1.2.1. A 'viragem cultural': Stuart Hall e a escola de Estudos Culturais 1.2.2. Arte e feminismo: A 'arte sem história' das artistas mulheres 1.2.3. As representações de género na arte 1.2.4. Repensar a herança colonial: as políticas de reparação na Europa 1.3. Noção sociológica de Cultura: cultivada, popular e de massas, alta e baixa cultura 1.4. As indústrias da cultura 2. A convergência da arte, da cultura e da comunicação 2.1. As transformações da arte pela reprodutibilidade técnica 2.2. O ambiente mediático contemporâneo e os novos 'museus imaginários' 2.3. O 'marketing cultural' no contexto digital   PARTE II 1. Definições de arte 2. O sistema da arte contemporânea: questões de gestão cultural 
  • Objetivos

    Objetivos

    Saber discutir as configurações da noção de cultura. Saber identificar o fenómeno artístico como um fenómeno cultural. Conhecer alguns aspetos das práticas da gestão cultural e das artes. Conhecer algumas estratégias de marketing cultural no ambiente digital. Refletir sobre temáticas emergentes na cultura, nos media e nas artes, nomeadamente os estudos de género e os estudos pós-coloniais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARRANHA, H.; MARTINS, S. S. e PINTO RIBEIRO, A. (ed. 2015). Museus sem lugar. Ensaios, manifestos e dia¿logos em rede. Lisboa: Edições IHA, UNL HALL, S. (ed. 2003). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications KOTLER, N. G.; KOTLER P. e KOTLER, W. Y. (2008). Museum Marketing and Strategy. Designing Missions, Building Audiences and Generating Revenue and Resources. San Francisco: Jossey-Bass Edition LIMA DOS SANTOS, M. L. (1994). Questionamento à volta de três noções in MELO, Alexandre (org.). Arte e Dinheiro, Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 101-120 OAKLEY, K.; O'CONNOR, J. (org.) (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Oxon and New York: Routledge D'OREY, C. (1990). «O que é a arte?» ou «Quando há arte?». Revista Análise, nº 14, Imprensa Nacional Casa da Moeda MELO, A. (2001). As três dimensões do sistema. In: Arte. Lisboa: Editora Quimera, pp. 29-52  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios