filmeu

Disciplina Jornalismo Televisivo

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina, os alunos vão aprender as características da linguagem televisiva e as diferentes formas de relatar os acontecimentos aos espetadores. Os principais géneros jornalísticos em televisão e aquilo que os distingue.


    A televisão como trabalho de equipa e os vários intervenientes. Como usar o poder da imagem sem ser redundante. Aprender a construir um jornal de TV, desde que agenda assinala o evento, ao acontecimento em si, a cobertura da notícia e a forma escolhida pela coordenação do jornal para o relatar.


    Os alunos vão perceber como funciona o ambiente em televisão e ter contacto com a câmara, no estúdio da universidade. Vão escrever notícias para TV e  apresentá-las,mas também experienciar os "diretos" em televisão. Vão ainda fazer uma reportagem, desde a apresentação da ideia, às gravações no terreno, bem como a edição de som e imagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O "mundo" do Jornalismo em Televisão: A máquina por detrás do que aparece no écran/ Os vários departamentos (Redação, Continuidade, Estúdio, Régie, Arquivo, Salas de Edição, etc). A agenda e as várias editorias. O estúdio (presenças atrás das câmaras) e os profissionais que compõem a Régie: Realizador/ Assistentes/ Mistura/ Técnico de Som/Insersor de frases e oráculos.


    As Notícias: Técnicas de escrita/Linguagem para TV. As fontes de informação (Próprias, Governamentais, Agências de notícias, Media em geral, Empresas, Denúncias de cidadãos/Telefonemas/e-mails de espetadores, o trabalho dos correspondentes.

    De que é feito um jornal de TV: Peças, Off's, Th's, reportagens, entrevistas, diretos, A Grande Reportagem e as Rubricas: diferenças e técnicas para cada uma delas.

     

    Apresentação de jornais: A função dos Pivots - A informação que se transmite e a importância da credibilidade/ relação com a câmara. Apresentação e forma de estar em frente às câmaras.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos devem ficar aptos para escrever notícias com as características próprias da televisão e vão fazer exercícios que permitem ganhar à vontade em frente à câmara, quer paraapresentação de jornais, o designado "pivot", quer para a realização de reportagens em direto, no papel de repórteres.


    Vão ser fornecidas aos alunos ferramentas que permitem executar os vários passos a seguir para a realização de uma reportagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

     

    Exemplos práticos de reportagens (visualização e análise)

     

    Forma como as reportagens são tratadas/designadas "atrás das câmaras"

     

    Trabalho prático com o material de apoio disponibilizado pela universidade (aulas em sala de aula, estúdio e utilização de material de vídeo e som)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    "Os Elementos do Jornalismo - o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir", Bill Kovach e Tom Rosenstiel, 2001, Porto Editora


    "As Notícias no ecrã- uma etnografia da produção do noticiário televisivo", Jorge Souto, ed. março 2019, Teórica edições/poética edições


    "Ainda bem que me pergunta- o 1o manual de escrita jornalística editado em Portugal", ed. março 2010, Casa das Letras


    "Manual de Telejornalismo, os segredos da notícia na TV", Paulo Rodolfo de Lima e Heródoto Barbeiro, ed. 2005, editora Campus

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios