filmeu

Disciplina Atelier de Fotojornalismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Atelier de Fotojornalismo pretende estimular e desenvolver as capacidades da linguagem visual através da expressão fotográfica, em torno da análise critica e realização prática, e utilizar estas competências com o objectivo de produzir exercícios fotográficos que respondam às temáticas abordadas ao longo das aulas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - A imagem fotográfica na sua dimensão narrativa e comunicativa - Fotojornalismo contemporâneo e os novos paradigmas - O impacto social da fotografia de reportagem - Breve história do fotojornalismo: do séc. XIX ao séc. XX - A Imprensa, agências fotográficas e coletivos - A "verdade" fotográfica - Ficção vs documento - Utilização do dispositivo fotográfico consoante o contexto - Métodos de investigação em fotografia de reportagem   
  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolvimento da capacidade critica, interpretativa e estética de imagens fotojornalísticas - Capacitar os alunos para a produção de trabalhos fotográficos nas áreas do fotojornalismo, reportagem fotográfica e ensaio fotográfico - Reconhecer a imagem como elemento narrativo - Abordar os principais intervenientes e momentos na história do fotojornalismo
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baeza, P. (2001) Por una función crítica de la fotografia de prensa. Editorial Gustavo Gili, SA Berger, J. (2018) Modos de ver. Dinalivro Freemna, Michael. (1993). Grande Manual da Fotografia. Lisboa: Dinalivro Good, Jennifer e Lowe, Paul. (2017). Understanding Photojournalism. Bloomberg Academic Marien, Mary Warner (2010). Photography : A Cultural History. Ed. Lawrence King Publishing Ltd /world Press Photo S. Johnson, William, Rice, Mark e  Williams, Carla ( 2005) A History of Photography. Taschen    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios