-
Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina, os alunos vão aprender as características da linguagem televisiva e as diferentes formas de relatar os acontecimentos aos espetadores. Os principais géneros jornalísticos em televisão e aquilo que os distingue. A televisão como trabalho de equipa e os vários intervenientes. Como usar o poder da imagem sem ser redundante. Aprender a construir um jornal de TV, desde que a agenda assinala o evento, ao acontecimento em si, a cobertura da notícia e a forma escolhida pelo coordenador do jornal para o relatar. Os alunos vão ter conhecimento de como funciona o ambiente em televisão e ter contacto com os equipamentos, no estúdio de TV da universidade. Vão escrever notícias para TV e apresentá-las, mas também experienciar situações de "diretos" em televisão. Como fazer uma reportagem, desde a apresentação da ideia e ângulo com que o tema vai ser abordado, ao plano de produção, às gravações no terreno e edição de imagem e som.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2-1910
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Jornalismo em Televisão: A máquina por detrás do que aparece no écran (Redação, Continuidade, Estúdio, Régie, Arquivo, Salas de Edição, etc). A agenda e as várias editorias. O estúdio (quem está atrás das câmaras) e os profissionais que compõem a Régie: Realizador/ Assistentes/ Mistura/ Técnico de Som/Insersor de frases e oráculos. As Notícias: Técnicas de escrita/Linguagem para TV. As fontes de informação (Próprias, Governamentais, Agências de notícias, Media em geral, Empresas, Denúncias/Telefonemas/e-mails de espetadores, o trabalho dos correspondentes. De que é feito um jornal de TV: Peças, Off's, Th's, o "vox pop", as reportagens, entrevistas, diretos, A Grande Reportagem e as Rubricas: diferenças e técnicas para cada uma delas. A função dos Pivots. A importância da credibilidade/ relação com a câmara. Técnicas de entrevista e debate. Forma de estar em frente às câmaras. A ética em jornalismo e o deveres de cidadania, vigilância e isenção.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a escrever notícias com as características próprias da televisão e, mais para o final do semestre, vão fazer exercícios que permitem ganhar à vontade em frente à câmara, quer para apresentação de jornais, o designado "pivot", quer para a realização de reportagens em direto, no papel de repórteres "no terreno". Ao longo do semestre, vão ser dadas ferramentas que permitem executar os passos necessários para a realização de uma reportagem, que será objecto de avaliação por parte dos vários professores que lecionam a disciplina.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão feitos exercícios de escrita que vão depois ser apresentados pelos alunos em frente à câmara, em estúdio - no papel do pivot. Com as técnicas de escrita que vão experienciar e os casos práticos que vão ser falados em aula, terão as ferramentas necessárias para elaborar uma reportagem televisiva. Aavaliação da disciplina será feita com base na reportagem que os estudantes vão realizar (desde a ideia/tema/ângulo da reportagem, plano de produção, entrevistas, gravação de imagens, o som e a edição). Sendo uma unidade curricular com forte componente prática, é requerida uma presença em aula de 75% (incluindo nos módulos técnicos). Ou seja, é exigida uma assiduidade mínima de 10 em 15 aulas na parte teórico-prática e uma presença mínima de 4 em 5 aulas dos módulos técnicos. Se as faltas não forem justificadas, o estudante reprova. Aproveitamento com nota final igual ou superior a 10 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kovach, Bill e Rosenstiel, Tom , "Os Elementos do Jornalismo - o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir", 2001, Porto Editora Souto, Jorge "As Notícias no ecrã- uma etnografia da produção do noticiário televisivo", ed. março 2019, Teórica edições/poética edições Ricardo, Daniel "Ainda Bem Que me Pergunta", O 1.º manual de escrita jornalística editado em Portugal, Edição: Casa das Letras, março de 2010 Ganz, Pierre "A reportagem em rádio e televisão" Editorial Inquérito, 1994 Rodolfo de Lima, Paulo e Barbeiro, Heródoto "Manual de Telejornalismo, os segredos da notícia na TV", ed. 2005, editora Campus
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não