filmeu

Disciplina Reportagem e Investigação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) foca-se nas áreas de reportagem e jornalismo de investigação, abordando-as de forma teórico-prática. O seu objetivo é capacitar os estudantes para desenvolverem reportagens aprofundadas, entendendo a narrativa jornalística e os mecanismos de apuramento de informação. Através de uma abordagem crítica, a UC promove o questionamento ético e a compreensão do papel do jornalista na sociedade contemporânea, destacando a relevância da profissão enquanto poder e contrapoder. Os conteúdos programáticos são estruturados para oferecer uma compreensão histórica, metodológica e legal do jornalismo, com especial enfoque no jornalismo de investigação, articulando estas competências com as necessidades e desafios atuais do mercado de trabalho. A UC também possibilita o contacto com profissionais de prestígio, promovendo uma formação integrada e aplicada ao campo jornalístico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Jornalismo de investigação e reportagem 1.1.    Jornalismo do quotidiano, jornalismo de investigação e reportagem 1.2.    Diálogos e conflitos com a investigação científica, policial e judicial  2.    Enquadramento histórico   2.1.    A origem histórica da reportagem e do jornalismo de investigação 2.3.    Reportagens de investigação que fizeram história  3.    Métodos de investigação   3.1.    O tema, o ângulo e o uso da hipótese no jornalismo de investigação  3.2.    A entrevista como instrumento da pesquisa  3.3.    A recolha, filtragem, verificação e tratamento da informação  4.    Limites éticos 4.1.    O Código Deontológico e o Estatuto do Jornalista 4.2.    Dilemas éticos  5.    O jornalismo de investigação e os poderes   5.1.    A procura da objetividade através dos métodos  5.3.    Constrangimentos ao jornalismo de investigação  6.    O jornalismo, os meios emergentes e o futuro   6.1.    As plataformas, o jornalismo cidadão, as redes sociais, a AI 6.2.    O jornalismo colaborativo 
  • Objetivos

    Objetivos

    Partindo dos conceitos de reportagem e de jornalismo de investigação, esta Unidade Curricular (UC) procura cruzar estas duas vertentes, introduzindo os estudantes nas práticas da elaboração da grande reportagem e da investigação jornalística.  A UC visa, em suma: Apresentar e contextualizar as melhores práticas jornalísticas, permitindo aos estudantes compreender e aplicar conceitos essenciais no campo da reportagem e da investigação. Promover uma análise crítica perante más práticas e atropelos éticos, ajudando os estudantes a reconhecer e evitar comportamentos inadequados. Explorar o papel do jornalista nas encruzilhadas do jornalismo contemporâneo e a sua relevância na sociedade atual. A análise e discussão de trabalhos de grande reportagem e o estímulo à prática da reportagem e da investigação jornalística são centrais para a disciplina, proporcionando aos estudantes uma formação prática e teórica robusta.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina aulas teóricas expositivas com uma forte componente prática, refletindo um modelo pedagógico que valoriza a integração entre teoria e prática.  Os alunos desenvolvem trabalhos individuais de reportagem a partir de temas que eles próprios propõem. As várias etapas da pesquisa e desenvolvimento destes trabalhos são acompanhadas de perto pela docente, através de tutorias individuais e discussões em grupo durante as aulas práticas.  São analisados e discutidos trabalhos de reportagem e investigação, esta visão crítica ajuda os alunos a compreender e aplicar conceitos teóricos a contextos reais. Sempre que possível, procura-se proporcionar o contacto com profissionais de prestígio na área do jornalismo. Estas interações oferecem uma perspetiva prática e atualizada sobre o exercício da profissão. A prática consolida os conhecimentos teóricos, tornando a aprendizagem mais orgânica e duradoura, preparando os alunos para os desafios do campo profissional.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coelho, P. (2023). Novas Fronteiras do Jornalismo de Investigação: Do Lobo Solitário à Alcateia. Comunicação e Sociedade, 44, e023015. https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4561   Coelho, P., Reis, A., & Bonixe, L. (2021). Manual de reportagem. Labcom Books.   Godinho, J. (2021). O equívoco poder do jornalismo. In P. M. Gomes, T. C. Cunha, C. Henriques, C. G. Riley (Eds.), A liberdade por princípio: Estudos e testemunhos de homenagem a Mário Mesquita (pp. 303–319). Tinta-da-China.   Hunter, M. L. (2013). A investigação a partir de histórias: Um manual para jornalistas investigativos. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000226456   Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2005). Os elementos do jornalismo: O que os profissionais de jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto Editora.   Maia, V. (2016). Jornalismo de investigação – Licença para revelar. Jornais e Jornalistas, (62), 6–21. Clube de Jornalistas. http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2016/06/JJ62.pdf  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios