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Apresentação
Apresentação
O desporto tornou-se um fenómeno global cuja compreensão plena exige estudo especializado. Nesta unidade curricular, os alunos aprendem a conhecer a história e especificidades do tratamento jornalístico do desporto, com ênfase na linguagem e prática discursiva nos diversos meios.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-2-2603
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desporto: do lazer à alta competição; a importância da ética; paixão e violência; profissionalismo e amadorismo; e promoção de igualdade entre os seres humanos. Conhecimento da história do jornalismo desportivo em Portugal; estudo das linguagens ou práticas discursivas no tratamento do desporto pelos jornalistas; aperfeiçoamento de técnicas de elaboração de notícias, reportagens, entrevistas, debates, relatos, análises, comentários ou opinião; e as mudanças na era digital.
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Objetivos
Objetivos
Depois de concluir com sucesso a unidade curricular, o aluno compreenderá melhor a importância de valores éticos na prática desportiva e terá uma visão integrada dos efeitos das paixões geradas pela competição; entenderá o papel decisivo do desporto na promoção da igualdade, pelo alargamento do número de praticantes; e conhecerá melhor a realidade do desporto profissional e amador. Este conhecimento será aplicado na execução de trabalhos recorrendo aos vários géneros jornalísticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O docente apresenta as questões essenciais de cada parte da matéria, frequentemente com exemplos, e, sempre que possível, convida conferencistas especializados ou organiza visitas de estudo. Depois, os alunos elaboram relatórios ou notícias realizados fora das aulas, com correcção imediata pelo docente. A avaliação dá como adquiridas as regras sobre comparência às aulas impostas pela escola, no regime de avaliação contínua, mas distingue a maior ou menor assiduidade e a qualidade da prestação dos alunos nas aulas (45% da nota final); e implica dois trabalhos, um teórico e outro prático (20%+35%=55% da nota final).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
PINHEIRO, Francisco ¿ História da Imprensa Desportiva em Portugal. Porto : Edições Afrontamento, 2011. 480 p. SOBRAL, L. & Magalhães, P. ¿ Introdução ao Jornalismo Desportivo. Lisboa : CENJOR e CNID. 1999. 128 p.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não