-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Jornalismo Digital explora as narrativas digitais à medida que são projetadas, produzidas e consumidas em vários formatos eletrónicos e virtuais. Dado que esta área é expansiva e continuará a gerar novas experiências imersivas, histórias e tecnologias, a unidade curricular estará focada nas bases para a compreensão dos novos ambientes transmedia e explorará em maior detalhe as melhores práticas para a criação de narrativas com dados, uma das grandes tendências da atualidade. Quais são os elementos essenciais a uma história com base em dados? Quais são as ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para produzir estas novas narrativas? Serão abordados os princípios fundamentais da análise de dados e da sua apresentação visual, os vários tipos de gráficos e quando os utilizar. Os alunos não só ficarão a conhecer várias ferramentas de visualização para a Web, como também terão a oportunidade de criar visualizações narrativas interativas com o Flourish.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2-3499
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Meio é a mensagem Ambiente | Desktop, Mobile, Tablet Realidade virtual, vídeo 360 e áudio imersivo O jornalismo nas redes sociais A inteligência artificial e a IOT Jornalismo na era dos dados Contar histórias visuais com dados Perceção, estética, interatividade, animação, cor, narrativa e software
-
Objetivos
Objetivos
O aluno irá essencialmente adquirir competências que lhe permitirão: Demonstrar uma sólida compreensão dos métodos, skills, ferramentas e sistemas utilizados na construção interdisciplinar de peças jornalísticas digitais. Demonstrar a capacidade de escolher as tecnologias apropriadas para comunicar e formular um projeto que alavanque os seus conhecimentos de plataformas e tecnologias digitais emergentes. Comunicar eficazmente, através de comunicação visual, escrita e oral, consoante o que for mais apropriado para a história que quer contar. Estar familiarizado com o uso de dados para produzir histórias com impacto e autoridade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Project-based learning
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cairo, Alberto. How charts lie: Getting smarter about visual information. WW Norton & Company, 2019. Cairo, A. - The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization. New Riders, 2012. Figueiras, A., & Vizoso, Á. (2022). Information visualization: features and challenges in the production of data stories. In Total Journalism: Models, Techniques and Challenges (pp. 83-96). Cham: Springer International Publishing. Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. The data journalism handbook: how journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media, Inc., 2012. Hernandez, R. K., & Rue, J. The principles of multimedia journalism: Packaging digital news. Routledge, 2015. Huff, D. How to lie with statistics. WW Norton & Company, 1993. Murray, J. H., & Murray, J. H. Hamlet on the holodeck: The future of narrative in cyberspace. MIT press, 2017. Yau, N. Data points: visualization that means something. John Wiley & Sons, 2013.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não