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Disciplina Pesquisa de Tendências

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Pesquisa de Tendências  tem como objetivo preparar os alunos para compreender e analisar as tendências emergentes que alteram o comportamento do consumidor, as práticas de comunicação e os processos criativos. Dada a natureza dinâmica do setor da comunicação, torna-se essencial antecipar mudanças socioculturais, tecnológicas e de consumo, no sentido de desenvolver estratégias de comunicação inovadoras e eficazes. Ao longo do semestre, os alunos serão incentivados a refletir criticamente sobre o impacto das tendências no comportamento social e no consumo, desenvolvendo características fundamentais futuras. A disciplina combina o "aprender fazendo", capacitando os estudantes a aplicar os conceitos teóricos em projetos que simulam a realidade profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à pesquisa de tendências Definição, importância e contexto na comunicação. 2. Diferenças entre tendências, ondas, modas e tendências socioculturais. 3. Análise de megatendências, contratendências e as suas consequências no comportamento do consumidor. 4. Teorias de difusão de tendências e inovações Processo de adoção e disseminação. 5. Perfis de inovação Trend creators, trend setters, trend followers, early Mainstreamers, late Mainsteamers, conservatives, anti-innovators 6. Desenvolvimento de projetos práticos de pesquisa e aplicação de tendências em comunicação. 7. Criação do dossier de tendências  e um ebook "Trends & Talks" com entrevistas e análises de tendências em diferentes áreas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao concluir esta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de: Compreender os conceitos fundamentais de tendências, megatendências, contratendências, e inovações no contexto da comunicação e comportamento do consumidor. Desenvolver a capacidade de identificar, analisar e prever tendências emergentes e socioculturais. Aplicar teorias de difusão de tendências e inovação em projetos práticos. Integrar equipas para desenvolver projetos criativos que envolvem a análise e apresentação de tendências. Refletir sobre a evolução pessoal e profissional no estudo e aplicação das tendências no campo da comunicação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina metodologias teóricas e práticas, criando um ambiente dinâmico e focado no aluno. O objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho, promovendo pensamento crítico e aplicação prática dos conhecimentos em contextos reais e em equipa. Aulas Teóricas (T): Complementadas com exemplos práticos e estudos de caso atuais, focadas em tendências emergentes, incentivando a análise crítica. Aulas Teórico-Práticas (TP): Projetos reais como o dossier "Trends & Talks", que envolvem pesquisa, entrevistas e análise aplicada, utilizando a metodologia "aprender fazendo". Trabalho em Equipas: Grupos de 3 alunos simulam ambientes de co-working, desenvolvendo habilidades de gestão e comunicação colaborativa. Discussões em Aula: Espaços de debate sobre tendências emergentes, estimulando autonomia e pensamento crítico. Ferramentas Digitais: Plataformas digitais e ferramentas de design facilitam a ligação com a realidade do mercado e o desenvolvimento de competências técnicas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mason, H., Mattin, D., Luthy, M., & Dumitrescu, D. (2015). Trend-driven innovation: Beat accelerating customer expectations. Wiley. Siebel, T. (2019). Digital transformation: Survive and thrive in an era of mass extinction. RosettaBooks. Gladwell, M. (2002). The tipping point: How little things can make a big difference. Back Bay Books.  
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