filmeu

Disciplina História e Teoria da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de História e Teoria da Comunicação define-se através do estudo de matérias relacionadas com a evolução técnica e o impacto social dos media ao longo dos tempos. Com recurso a factos históricos percepcionam-se os contextos social, técnico e económico como génese do desenvolvimento e sustento dos meios de comunicação. O programa da disciplina forma-se a partir do aprofundamento de 5 pilares. Um primeiro com a compreensão da importância e significado histórico dos meios de comunicação O segundo pilar baseia-se na evolução de uma tradição oral até ao aparecimento da escrita. Depois, estuda-se o audiovisual, seguido do advento dos novos media. Estes 4 pilares formam uma perspetiva de divisão contextual sobre a história dos meios de comunicação e permitem o entendimento das dinâmicas que fundamentaram a maturação dos sistemas mediáticos gerados pelo aparecimento e aceitação social dos meios de comunicação. Num último pilar destacam-se as teorias da comunicação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Compreender os meios de comunicação e a importância do estudo da sua história; Da tradição oral à escrita/impressão; O ouvir e o ver na cultura humana; A cultura da oralidade e da escrita; Origem e desenvolvimento da imprensa; A emergência de uma esfera pública e a propriedade intelectual; O audiovisual; A cultura do som e o registo sonoro; As redes mediáticas como elemento de alavancagem dos modelos de desenvolvimento e negócio das comunicações; O telégrafo e o telefone; A rádio; TV e cinema; A emergência do broadcast; Agenda-Setting: Modelos; efeito de dependência; efeitos centrífugos e centrípetos. Gatekeeping: As Teorias Clássicas: Compreender o Papel da Informação no Mundo Contemporâneo Da comunicação de massas ao mundo em rede O advento dos novos media O novo mundo digital e o informacionalismo; A cultura da mobilidade; O ecossistema mediático do sec.XXI. Da teoria da comunicação à teoria da receção.
  • Objetivos

    Objetivos

    Em cursos que têm a comunicação como parte do seu curriculum, torna-se fundamental que os estudantes adquiram conhecimentos sobre a evolução e dinâmica dos media capazes de permitir a reflexão sobre as relações que se criam no cruzamento entre meios de comunicação, tecnologia, sociedade e cultura. Objetivos: Criar bases de reflexão para a compreender a importância do estudo da História dos Meios de Comunicação; Conhecer a evolução das funções dos meios de comunicação; Perceber e refletir sobre a importância de culturas temporais dominantes na associação aos sistemas oral, visual (impressão e imagem) e audiovisual; Adquirir capacidade refletiva sobre a relação dos humanos com os media em todas as suas dimensões; Perceber a noção de comunicação mediada na sua existência no contexto da comunicação de massas e pessoal; Conhecer as principais teorias da comunicação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os estudantes são convidados em processo de avaliação a desenvolverem trabalhos de investigação sobre área relacionadas com a temática da disciplina que possam funcionar com conteúdos de meios de comunicação, como podcasts. Promove-se a criatividade estética em associação à exigência do rigor no conteúdo da mensagem.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burke, P., Briggs, A., & Ytreberg, E. (2020). A social history of the media (4th ed.). Polity Press. DeFleur, M. & DM (2022) Mass Communicat. Theories; Explaining Origins, Processes, And Effects. Lond.: Routledge. Hall, N., & Ellis, J. (Eds.). (2019). Hands on Media History: A new methodology in the humanities and social sciences. Routledge. Floyd, K., Schrodt, P., Erbert, L. A., & Scharp, K. M. (2022). Exploring communication theory: Making sense of us (2nd ed.). Taylor & Francis. Filho, C. M. (2020). Teorias da comunicação, hoje. Paulus Editora Kitller, F (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Palo alto: Stanford Univ Press. Klyukanov, I. E., & Sinekopova, G. V. (2019). Communication theory through the ages. Routledge. McLuhan, E. & McLuhan, M. (2011). Theories of Communication. NY: Peter Lang. Stanley, Robert H. (2020). Making Sense of Media: A Cultural-Historical Approach, Michigan: Independently published. Sterne, J. (2003). The Audible Past. Durham: Duke University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios