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Apresentação
Apresentação
Num mundo cada vez mais digital, encontramos uma comunicação cada vez mais visual, recorrendo-se muitas vezes à criação de filmes de animação gráfica que expliquem conceitos, mensagens, etc. Neste contexto, torna-se importante dotar os alunos de conhecimentos base sobre estas tecnologias, no sentido de poderem ser aplicados num projeto tipo. Assim sendo, o aluno adquirirá um conhecimento em relação às linguagens técnicas do motion graphics assim como aplicação dos princípios do design gráfico num projeto prático de animação digital.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-23369
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motion graphics tais como: tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de um projeto gráfico para criação de animações digitais. Introdução ao desenho vetorial em Adobe Illustrator: documento, formas base, aplicação de cor, técnicas de seleção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas bezier, organização do trabalho em camadas (layers), importação e manipulação de imagens gráficas e edição e manipulação de texto gráfico. Planificação e conceção de sequências animadas tendo como princípio a transmissão de uma ideia/mensagem. Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação aplicados ao contexto de motion graphics. Criação de um guião e construção de um storyboard sobre uma ideia/mensagem a transmitir. Composição de conteúdos vetoriais para serem aplicados numa animação digital.
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar o discente de uma literacia visual através da transmissão de conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico aplicado para o contexto de motion graphics. Paralelamente transmitem-se conhecimentos ligados ao design gráfico, metodologias de trabalho, técnicas de animação e composição vídeo. Fatores transversalmente ligados ao mundo da comunicação visual, mais concretamente na divulgação de uma ideia ou mensagem através da produção de uma animação digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem baseada em exercícios práticos realizados em aula. Solidificação da aprendizagem através da elaboração de projetos práticos, de forma a incentivar os discentes a trabalhar em projetos possíveis de encontrar no mundo real. Análise crítica de projetos já existentes para a consolidação e aplicação dos princípios do design gráfico e motion graphics. Formação de grupos de trabalho, de forma a fomentar a colaboração e partilha de conhecimentos, a inter-ajuda, o desenvolvimento de habilidades sociais e a consolidação da aprendizagem. Promoção da criatividade através do acompanhamento e orientação do projeto nas suas diferentes fases.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braha, Y.& Byrne, B. (2011). Creative Motion Graphic Titling for Film, Video, and the Web. Oxford: Focal Press. Excell, L.; Batdorff, J.; Brommer, D.; Rickman, R. & Simon, S. (2010). Composition: From Snapshots to Great Shots. California: Peachpit Press. Landa, R. (2011). Graphic Design Solutions (4 th ed.). Boston: Wadsworth Cengage Learning. Taylor, A. (2011). Design Essentials for the Motion Media Artist: A Practical Guide to Principles & Techniques (1st ed). Oxford: Focal Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não