-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Teoria e Práticas das Relações Públicas permite aos alunos um suporte teórico relevante para o trabalho em relações públicas (RP). Fornece ferramentas de análise que conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspetiva de RP. Por outro lado, aposta no conhecimento dos conceitos relacionados com imagem como identidade e reputação ao mesmo tempo que fortalece as ações de relações públicas em áreas como cultura organizacional e organização de eventos. Por último, esta disciplina, sendo eminentemente prática, aplica os prinicpais conceitos ao mundo empresarial atual, para que os alunos desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de questionar diferentes abordagens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-23370
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Definição de Relações Públicas Abordagem histórica das Relações Públicas Modelos de RP segundo James Grunig Teoria de Agenda Setting; Comunicação Digital; Relações Públicas Relacionais Vários tipos de eventos Assessoria de imprensa Press Releases; Clipping; Press Kit; Media training Compreender o papel das Relações Públicas (RP) na comunicação A importância das RP na construção da marca e identidade Forças e fraquezas das RP e os desafios que enfrentam Distinguir os vários grupos targets e funções das RP Diferentes tipos de RP: interno, externo; corporativo e de marketing Ferramentas e Canais de RP Escolher as técnicas de orçamentação das RP Como medir a eficácia das RP Comunicar em tempo de crise e sua preparação antecipada Marketing de Relações Públicas - RP e Comunicação Integrada Etapas de um Plano de Relações Públicas e sua elaboração
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a compreensão do enquadramento teórico e prático das Relações Públicas. Compreender o âmbito da função e seu papel nas estratégias de comunicação das organizações. Questionar o objetivo e lugar das Relações Públicas na construção da imagem e identidade das organizações. Sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas das Relações Públicas. Fornecer aos alunos ferramentas conceptuais e técnicas nas suas variadas vertentes. Consciencializar os estudantes da necessidade de avaliar e medir a eficácia das ações em Relações Públicas. Apontar tendências de desenvolvimento das Relações Públicas utilizando os meios online.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Este curso adota metodologias inovadoras para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, integrando exposição teórica, casos práticos e exercícios de aplicação. A exposição teórica será realizada com o uso de meios audiovisuais, proporcionando uma abordagem que permite a clarificação das problemáticas apresentadas. Os casos práticos serão utilizados para análise e discussão de situações reais, raciocínio estratégico e soluções implementadas, oferecendo uma compreensão profunda dos desafios enfrentados nas Relações Públicas. Além disso, serão realizados exercícios práticos para a aplicação dos conceitos e técnicas apresentados, garantindo que os alunos desenvolvam competências aplicáveis no contexto profissional. Por último, as metodologias ativas de aprendizagem são abordagens educacionais que envolvem os estudantes de forma participativa e prática, estimulando o desenvolvimento de capacidade crítica, colaborativas e autônomas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Botan, C. H., & Sommerfeldt, E. J. (Eds.). (2023). Public relations theory III: In the age of publics. Routledge. O'Donnell, A. (2023). Public relations and communications: From theory to practice. Routledge. Heath, R. L., & Johansen, W. (Eds.). (2023). Public relations theory: Capabilities and competencies. Wiley. Smudde, P. (2023). Managing public relations (2nd ed.). Routledge. Rosenberg, A. (2021). A modern guide to public relations: Unveiling the mystery of PR: Including: Content marketing, SEO, social media & PR best practices. Veracity-Portland. De Pelsmacker, P., Geuens, M., & Van Den Bergh, J. (2018). Marketing communications (6th ed.). Pearson. Luttrell, R. & Capizzo, L. (2019). Public relations campaigns: an integrated approach. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc. Ryan, D. (2017). Understanding digital marketing. Kogan Page. Giagaglia, C. (2012). Gestão estratégica de eventos. Cengage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não