filmeu

Disciplina Metodologias de Análise do Texto e do Discurso

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular sistematiza e aprofunda os conceitos de discurso e texto, e aborda os problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos na sua função comunicativa.  A partir da integração de conceitos e ferramentas os estudantes adquirem uma capacidade de reflexão sobre a realidade discursiva mediatizada, numa abordagem simultaneamente teórica e prática, apreendendo metodologias que permitem o desenvolvimento de um estudo direcionado para o aprofundamento do estudo do discurso e do texto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo 1 Introdução aos conceitos de discurso e texto. Diacronia crítica discurso/texto: O "dever da palavra" nas sociedades primitivas; O discurso humano como construção; Retórica; Crise das sociedades orais e disseminação da cultura escrita. A relação hermenêutica com o texto: Significação, representação e interpretação; As estruturas; A narrativa, a narratividade, a intertextualidade. O sujeito e a pergunta pelo autor: Sujeito da escrita e da interpretação; As marcas textuais; O desaparecimento do autor. Uso da escrita e mudanças na compreensão do mundo. Novas formas do texto: As materialidades da comunicação; Caráter performático da escrita; Hipertextualidade; Novos modos de ler. Módulo 2 Metodologias de Análise de Discurso. Introdução às metodologias de análise do discurso - Abordagens Teóricas. Conceitos fundamentais da análise de discurso. Análise Crítica do Discurso. Análise de Conteúdo: Abordagens metodológicas e contributos teóricos Ferramentas práticas e estudos de caso.
  • Objetivos

    Objetivos

      A Unidade Curricular tem como objetivo constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos na sua função comunicativa, e motivar nos estudantes uma aptidão própria para análise e reflexão sobre os autores, as obras e o próprio discurso, a partir da integração de conceitos e ferramentas que lhes permitem a análise e interpretação dos textos e dos discursos. A UC pretende dotar o aluno de instrumentos que favoreçam a análise textual e a reflexão autónoma sobre a linguagem, através de uma abordagem simultaneamente teórica e prática. A criação de textos durante o semestre e a sua análise permite uma aprendizagem gradual dos diferentes dispositivos de comunicação que usam o texto como meio.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas. Partir sempre de interrogações, formular debate e depois conceptualizar, teorizar. Suporte de materiais audiovisuais e exercícios site-specific.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo (4ª ed.). Lisboa: Edições 70. Dijk, T. A. van. (2018). Discurso e poder (2ª ed.). São Paulo: Contexto. Foucault, M. (1992). O que é um autor? Lisboa: Vega. Foucault, M. (1997). A ordem do discurso. Lisboa: Relógio d'Água. Fairclough, N. (2008). Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília. Krippendorff, K. (2018). Content Analysis: An Introduction to Its Methodology. SAGE Publications. Neuendorf, K. A. (2017). The Content Analysis Guidebook. SAGE Publications, Inc. https://doi.org/10.4135/9781071802878 Ricoeur, P. (s.d.). Do texto à ação: Ensaios de hermenêutica II. Porto: Rés.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios