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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular divide-se em duas vertentes: teórica e prática. A vertente teórica irá realizar um sobrevoo pelos fundamentos da linguagem cinematográfica e valorizar a imagem em movimento (nos seus diferentes formatos, durações e géneros) enquanto objeto cultural. Será feita uma abordagem à história e teoria do cinema, nomeadamente documental, que irá percorrer diferentes fases, estilos, autores, práticas criativas e modelos discursivos. O objetivo principal é dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais acerca de: 1) desenvolvimento de processos criativos em cinema e audiovisual; e 2) a realidade multifacetada do documentário filmado. A vertente teórica é complementada por uma dimensão prática, que tem como intento proporcionar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, desenvolver um processo criativo e, nesse processo, ganhar consciência dos objetos cinematográficos e audiovisuais no âmbito das ciências da comunicação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-24607
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 – Construção da Imagem 1.1 Escalas de planos, ângulos e noção de continuidade 1.2 Montagem e storytelling 1.3 Organização de equipas de rodagem 1.4 Estilo, recursos estéticos e utilização do som e da cor para propósitos dramáticos 2 – História do documentário 2.1 Pioneiros e caçadores de imagens 2.2 Período clássico do cinema 2.3 Durante e após as Novas Vagas. 2.4 Era da televisão e do streaming 3 – Teoria do documentário 3.1 Informação e discursividade no cinema e audiovisual 3.2 Tipos de documentário segundo Bill Nichols: poético, expositivo, reflexivo, observacional, performativo e participativo. 3.3 Relação entre imagem documental e cinema de ficção 3.4 Mock-documentary, manipulação e fake news. 3.5 Tecnologia: cinema digital Vs analógico 3.6 Questões éticas da imagem documental 3.7 Cinema e audiovisual e sociedade: espelhos côncavos e convexos 4 – A câmara 4.1 Da câmara profissional ao uso do telemóvel 4.2 A captura da imagem para edição 4.3 A imagem e diferentes géneros: similitudes e diferenças
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Objetivos
Objetivos
Vertente Teórica: 1. Aquisição de competências para o pensamento crítico sobre as relações entre realidade e cinema. 2. Conhecimento geral da trajetória histórica e estética do cinema documental, desde os finais do Sec XIX até à atualidade. 3. Capacidade de identificar os cruciais momentos, movimentos e intervenientes de diferentes épocas. 4. Capacidade de relacionar a prática cinematográfica com a teoria. 5. Capacidade de reconhecer diferentes questões associadas ao cinema documental e à reportagem. 6. Capacidade de pensar os conteúdos cinematográficos ou audiovisuais enquanto objetos culturais e métodos discursivos. Vertente prática: 1. Compreender a imagem como principal suporte da comunicação audiovisual. 2. Saber fazer um produto audiovisual. 3. Apreender as bases do tratamento da imagem audiovisual. 4. Relacionar atualidade com expressão fílmica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Vertente teórica: A introdução de uma unidade curricular com um programa virado para o cinema documental e a sua valorização enquanto objeto cultural num ciclo de estudos em Ciências da Comunicação permite robustecer a oferta letiva e dotar os estudantes de novas ferramentas teóricas e práticas. A unidade curricular funciona através de duas vertentes complementares, uma teórica e a outra prática. As sessões serão de exposição de matéria (em articulação com os conteúdos programáticos), visionamento de excertos de filmes e discussão aberta entre docente e discentes. Consolidação de estudo e conhecimentos fora do período de contacto. Vertente prática A aplicação dos conhecimentos teóricos através de sucessivos exercícios práticos com vista à correcta utilização de câmaras de vídeo, desde as profissionais aos telemóveis de uso pessoal.As aulas serão essecialmente práticas, demonstrativas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
— ANTERO, João (2007). Operações de Câmara: Gramática de captação de imagens em movimento. Lisboa: Edições Lusófonas. — ARAÚJO, Nelson (2021). História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70. — AUFDERHEIDE, Patricia (2008). Documentary Film: A Very Short Introduction. Oxford University Press. — GODARD, Jean-Luc (1980). Introdução a uma Verdadeira História do Cinema. Tradução de Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes (1989) — JOURNOT, Marie-Thérèse. (2020). Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70 — KRACAUER, S. (1947). From Caligari to Hitler. A Psychological History of The German Film. Princeton University Press (2019) — NAGIB, Lúcia (2011). World Cinema and the Ethics of Realism. Londres: Continuum — NICHOLS, Bill (1991). Representing reality: issues and concepts in documentary. Bloomington: Indiana University Press. — NICHOLS, Bill (2001). Introduction to documentary.Bloomington: Indiana University Press, 2001
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não