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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular contribui para o desenvolvimento de capacidades de investigação e análise crítica, ajudando o aluno a entender os pressupostos que governam tecnologias atualmente disponíveis para qualquer utilizador. Também promove o desenvolvimento conceptual e criativo do estudante, além de fornecer conhecimentos técnicos para a criação de conteúdos digitais. Equipa-o, assim, com competências para exercer o seu poder de comunicação na sociedade contemporânea.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2590
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos transversais Significante e significado. Ícone, índice, símbolo Criação de páginas web Content Management Systems (Wordpress e Wix) Critérios para indexação e ranking Direitos autorais e Creative Commons Métodos de investigação Selecção e análise das fontes: credibilidade, complementaridade, divergências Extrapolação crítica Referenciação Ferramentas de edição Som (e.g. Reaper, Audacity) Imagem (e.g. Gimp, Photoshop) Vídeo (e.g. Open Shot) Open Source, shareware, freeware Trabalhos práticos Análise de objectos interactivos existentes Investigação sobre questões problemáticas da actualidade Desenvolvimento de projectos criativos
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver autonomia na investigação e aprendizagem Desenvolver a capacidade de comunicação mediante a criação de URLs incluindo texto, imagem, som e vídeo Desenvolver a capacidade de discernir como, e até que ponto, objectos multimédia refletem os seus processos de produção e os seus destinatários Desenvolver a capacidade de investigar questões polémicas da atualidade, extrapolar a partir de perspetivas divergentes, e compreender o seu potencial criativo Desenvolver métodos criativos para libertar a imaginação, e explorar ligações entre assuntos sem relação aparente Desenvolver competências básicas de tratamento/ edição de som e imagem, e atitudes criativas exploratórias Desenvolver a capacidade de analisar como objetos e eventos conduzem a atenção
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A orientação metodológica é "student centered" & "project-oriented". No início do semestre é fornecido aos estudantes um documento com briefings detalhados, metodologias de ensino e avaliação, assim como hiperligações para ferranentas digitais e materiais de apoio. É permitido utilizar o Chat GPT (assim como o Google ou a Wikipedia) para encontrar fontes bibliogra¿ficas - desde que se consultem e refiram as fontes originais. É sempre necessário avaliar e selecionar os resultados de qualquer pesquisa, considerar diversas fontes de informação, exercer pensamento cri¿tico e extrapolar. O Chat GPT também pode ser utilizado para a revisão de ortografia e gramática, desde que essa revisão seja subsequentemente verificada pelo estudante.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Media Text Hackteam (2018). Media Text Book 101 . https://opentextbc.ca/mediastudies101 Bridle, James (2019). New Dark Age : Technology and the End of the Future . Verso Books, London. TED talk: https://www.youtube.com/watch?v=tNMvYxJZgsU Electronic Frontier Foundation, https://www.eff.org/ Gaver, W. W. (1986). Auditory Icons: Using Sound in Computer Interfaces. Human-computer Interaction 2 , 167-177 http://sonify.psych.gatech.edu/~ben/references/gaver_auditory_icons_using_sound_in_computer_interfaces.pdf Sá, Adriana & Tanaka, Atau (2019). The Variables of Spatial Presence: a parametric model. Proceedings of xCoAx. https://2019.xcoax.org/pdf/xCoAx2019-Sa.pdf
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não