filmeu

Disciplina Computação Multimédia e Interatividade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular contribui para o desenvolvimento de capacidades de investigação e análise crítica, ajudando o aluno a entender os pressupostos que governam tecnologias atualmente disponíveis para qualquer utilizador. Também promove o desenvolvimento conceptual e criativo do estudante, além de fornecer conhecimentos técnicos para a criação de conteúdos digitais. Equipa-o, assim, com competências para exercer o seu poder de comunicação na sociedade contemporânea.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos transversais Significante e significado. Ícone, índice, símbolo Criação de páginas web Content Management Systems (Wordpress e Wix) Critérios para indexação e ranking  Direitos autorais e Creative Commons Métodos de investigação Selecção e análise das fontes: credibilidade, complementaridade, divergências Extrapolação crítica Referenciação Ferramentas de edição Som (e.g. Reaper, Audacity) Imagem (e.g. Gimp, Photoshop) Vídeo (e.g. Open Shot) Open Source, shareware, freeware Trabalhos práticos Análise de objectos interactivos existentes Investigação sobre questões problemáticas da actualidade Desenvolvimento de projectos criativos
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver autonomia na investigação e aprendizagem Desenvolver a capacidade de comunicação mediante a criação de URLs incluindo texto, imagem, som e vídeo Desenvolver a capacidade de discernir como, e até que ponto, objectos multimédia refletem os seus processos de produção e os seus destinatários  Desenvolver a capacidade de investigar questões polémicas da atualidade, extrapolar a partir de perspetivas divergentes, e compreender o seu potencial criativo Desenvolver métodos criativos para libertar a imaginação, e explorar ligações entre assuntos sem relação aparente Desenvolver competências básicas de tratamento/ edição de som e imagem, e atitudes criativas exploratórias Desenvolver a capacidade de analisar como objetos e eventos conduzem a atenção
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A orientação metodológica é "student centered" & "project-oriented". No início do semestre é fornecido aos estudantes um documento com briefings detalhados, metodologias de ensino e avaliação, assim como hiperligações para ferranentas digitais e materiais de apoio. É permitido utilizar o Chat GPT (assim como o Google ou a Wikipedia) para encontrar fontes bibliogra¿ficas - desde que se consultem e refiram as fontes originais. É sempre necessário avaliar e selecionar os resultados de qualquer pesquisa, considerar diversas fontes de informação, exercer pensamento cri¿tico e extrapolar. O Chat GPT também pode ser utilizado para a revisão de ortografia e gramática, desde que essa revisão seja subsequentemente verificada pelo estudante.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Media Text Hackteam (2018). Media Text Book 101 . https://opentextbc.ca/mediastudies101 Bridle, James (2019). New Dark Age : Technology and the End of the Future . Verso Books, London. TED talk: https://www.youtube.com/watch?v=tNMvYxJZgsU Electronic Frontier Foundation, https://www.eff.org/ Gaver, W. W. (1986). Auditory Icons: Using Sound in Computer Interfaces. Human-computer Interaction 2 , 167-177 http://sonify.psych.gatech.edu/~ben/references/gaver_auditory_icons_using_sound_in_computer_interfaces.pdf Sá, Adriana & Tanaka, Atau (2019). The Variables of Spatial Presence: a parametric model. Proceedings of xCoAx. https://2019.xcoax.org/pdf/xCoAx2019-Sa.pdf
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios