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Disciplina Artes Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

    É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução: a pluralidade das artes contemporâneas como problema A noção de Contemporaneidade e a prioridade do «Actual»  A hipótese do fim da arte: a crise da mimesis e da perspectiva linear da História             2. Objectos A ruptura de Duchamp: o acto criativo, o ready-made e o infra-mince Coleccionismo, apropriação, o arquivo e a cultura da pós-produção    3. Corpo As artes do corpo: Fluxus, body art, happenings e performances  A biologização das artes    4. Espaço A Instalação como novo espaço da arte  Da land-art às artes em rede    5. Máquinas Artes Cibernéticas: controlo, interactividade e ambientes inteligentes  Da new media art ao software como vanguarda: casos de estudo da net.art e da glitch art    6. Ecologia A Terra como objecto e a estética dos sistemas  Materialidades, atmosferas e climatologias na era do Antropoceno  Arqueologias do futuro e perspectivas pós-humanas da arte     
  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer os vários agente que constituem o sistema da arte contemporânea, os diversos espaço expositivos e espaços de apresentação de criações artísticas, Conhecer o campo de actuação do artista, as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, Conhecer os diversos temas e temáticas contemporâneas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de visitas de estudo a galerias ou museus. Convites a artistas do panorama das artes contemporâneas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andreas Broeckmann (2016) - Machine Art in the Twentieth Century, The MIT Press Arthur C. Danto (1997) - After the end of art. Contemporary art and the pale of history, Princeton/New Jersey, Princeton University Press. Benjamin H. D. Buchloh (2000) - Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays On European and American Art from 1955 to 1975, Cambridge/Londres, The Mit Press. Charles Baudelaire (1860) - Le Peintre da la Vie Moderne (trad. portuguesa O Pintor da Vida Moderna, edição de Maria Teresa Cruz, Lisboa, Vega. Clement Greenberg (1961) - Arte y Cultura. Ensayos Criticos (or. Art and Culture. Critical Essays) Barcelona, G. Gili, 1979. Frank Popper (1993) - Art of the Electronic Age, Londres, Thames and Hudson. Gregory Battcock (1968) - Minimal Art. A Critical Anthology, Berkeley, California U.P., 1995. Hal Foster (1996) - The Return of the Real. The Avant-Garde at the End of the Century, Mass., M.I.T. Press.
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