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Disciplina Responsabilidade Social dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreensão das leis, das questões éticas, deontológicas e da responsabilidade social do jornalista o que pressupõe não só o relacionamento da deontologia da ética com o direito, mas também o conhecimento do contexto, do Estatuto do Jornalista e dos códigos em que se processa a atividade jornalística.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os conceitos de Ética e Deontologia jornalística 2.  As leis e as instituições que regem o jornalismo  3. O Estatuto do Jornalista em Portugal 4. Os códigos deontológicos. 4. A regulação e auto-regulação do jornalismo. 5. As incompatibilidades, os deveres e as sanções no jornalismo  
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer as leis e as regras éticas e deontológicas do exercício da profissão e saber exercê-las. Refletir sobre os valores fundamentais em confronto no exercício profissional. Estar habilitado para avaliar e decidir como desempenhar a sua profissão com responsabilidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Simulação de casos reais com tomadas de posição e análise de possíveis desfechos em trabalho cooperativo e interativo. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CORNU, Daniel, Journalismo e Verdade, Lisboa, Instituto Piaget, 1999. BERTRAND, Claude-Jean, A deontologia dos media, Coimbra, Minerva-Coimbra, 2002. CAMPONEZ, Carlos. Deontologia do jornalismo: a autorregulação frustrada dos jornalistas portugueses (1974-2007). Lisboa: Edições Almedina, 2011. CAMPONEZ, C., MIRANDA, J., & FIDALGO, J. (2022). Para uma história crítica das instituições de autorregulação do jornalismo em Portugal. Livros ICNOVA. Obtido de https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/view/127  
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