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Apresentação
Apresentação
Esta UC visa capacitar os alunos para fazer jornalismo em televisão. Aprendem as características da linguagem televisiva e a usar os diferentes géneros jornalísticos. Ganham competências para trabalhar em equipa e conjugar a palavra com o poder da imagem sem ser redundante.
Os estudantes ficam a saber como funciona uma redação, e como se produz um noticiário. Fazem reportagens editadas e simulam diretos no exterior e em estúdio.
As aulas permitem simular um ambiente que reproduz as rotinas profissionais, desde a ideia para a reportagem até à edição e apresentação da notíca.
É, igualmente, estimulado o debate e o espírito crítico sobre o trabalho efetuado nas aulas, bem como no contexto televisivo nacional e interncional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2-1910
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução à escrita televisiva: escrever para as imagens; a importância do som; a gramática da imagem em movimento.
- O trabalho em equipa: jornalistas, repórteres de imagem, editores de imagem, produtores, realizadores, pivots.
- A reportagem: processo de preparação do trabalho na redação; ângulo de abordagem da história; o repórter no terreno.
- O directo televisivo: justificação, utilidade e banalizaçao.
- A entrevista: preparação do questionário; conhecimento do entrevistado, planos de corte para o processo de edição.
- Quando não há "imagens": recurso ao vivo, ao grafismo e ao arquivo.
- Notícias das agências internacionais: elaboração de notícias a partir de feeds.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver técnicas de escrita televisiva, assinalando as diferenças que a separam do texto jornalístico da imprensa e da rádio;
Dotar os alunos de competências que lhes permitam a realização de notícias em contexto televisivo;
Abordar os diferentes géneros jornalísticos presentes na informação televisiva: notícia, notícia com imagem, entrevista, reportagem, directo, debate;
Estimular o sentido crítico dos estudantes em relação às opções editoriais, formais e de conteúdo dos serviços informativos das principais cadeias de televisão portuguesas;
Estabelecer pontos de contacto com diferentes profissionais e redacções televisivas, através da presença em aula e visitas de estudo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são, essencialmente práticas. À matéria lecionada pelo professor, segue-se trabalho prático para executar o aprendido. As aulas seguem o princípio de funcionamento de uma redação para aplicar rotinas próximas das usadas pelos jornalistas de televisão.
Avaliação contínua distribuída da seguinte forma:
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Participação nas aulas (50%)
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Trabalho prático - reportagem televisiva (50%)
Admite-se a possibilidade de realização de provas de recurso, em casos pontuais, mediante acordo estabelecido entre o docente, o aluno e a Direção de Curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CHARON, Yvan (1995). A entrevista na televisão. Editorial Inquérito
COELHO, Pedro, REIS, Ana Isabel, BONIXE, Luis (2021). REC – Manual de Reportagem. Editora LabCom
GANZ, Pierre (1995). A reportagem em rádio e televisão. Editorial Inquérito
SOUTO, Jorge (2019). As Notícias no ecrã: uma etnografia da produção do noticiário televisivo. Teórica Edições
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não