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Disciplina Jornalismo Televisivo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa capacitar os alunos para fazer jornalismo em televisão. Aprendem as características da linguagem televisiva e a usar os diferentes géneros jornalísticos. Ganham competências para trabalhar em equipa e conjugar a palavra com o poder da imagem sem ser redundante. 

    Os estudantes ficam a saber como funciona uma redação, e como se produz um noticiário. Fazem reportagens editadas e simulam diretos no exterior e em estúdio.

    As aulas permitem simular um ambiente que reproduz as rotinas profissionais, desde a ideia para a reportagem até à edição e apresentação da notíca.

    É, igualmente, estimulado o debate e o espírito crítico sobre o trabalho efetuado nas aulas, bem como no contexto televisivo nacional e interncional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Introdução à escrita televisiva: escrever para as imagens; a importância do som; a gramática da imagem em movimento.
    • O trabalho em equipa: jornalistas, repórteres de imagem, editores de imagem, produtores, realizadores, pivots.
    • A reportagem: processo de preparação do trabalho na redação; ângulo de abordagem da história; o repórter no terreno.
    • O directo televisivo: justificação, utilidade e banalizaçao.
    • A entrevista: preparação do questionário; conhecimento do entrevistado, planos de corte para o processo de edição.
    • Quando não há "imagens": recurso ao vivo, ao grafismo e ao arquivo.
    • Notícias das agências internacionais: elaboração de notícias a partir de feeds.
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver técnicas de escrita televisiva, assinalando as diferenças que a separam do texto jornalístico da imprensa e da rádio; 
    Dotar os alunos de competências que lhes permitam a realização de notícias  em contexto televisivo; 
    Abordar os diferentes géneros jornalísticos presentes na informação televisiva: notícia, notícia com imagem, entrevista, reportagem,  directo, debate; 
    Estimular o sentido crítico dos estudantes em relação às opções editoriais, formais e de conteúdo dos serviços informativos das principais cadeias de televisão portuguesas; 
    Estabelecer pontos de contacto com diferentes profissionais e redacções televisivas, através da presença em aula e visitas de estudo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são, essencialmente práticas. À matéria lecionada pelo professor, segue-se trabalho prático para executar o aprendido. As aulas seguem o princípio de funcionamento de uma redação para aplicar rotinas próximas das usadas pelos jornalistas de televisão.

     

    Avaliação contínua distribuída da seguinte forma:

    •  Participação nas aulas (50%)

    • Trabalho prático - reportagem televisiva (50%)

    Admite-se a possibilidade de realização de provas de recurso, em casos pontuais, mediante acordo estabelecido entre o docente, o aluno e a Direção de Curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CHARON, Yvan (1995). A entrevista na televisão. Editorial Inquérito

    COELHO, Pedro, REIS, Ana Isabel, BONIXE, Luis (2021). REC – Manual de Reportagem. Editora LabCom

    GANZ, Pierre (1995). A reportagem em rádio e televisão. Editorial Inquérito

    SOUTO, Jorge (2019). As Notícias no ecrã: uma etnografia da produção do noticiário televisivo. Teórica Edições

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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