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Disciplina Fundamentos de Comunicação Estratégica

  • Apresentação

    Apresentação

    Uma organização só existe porque comunica. Fazê-lo com eficácia, de forma estratégica, é fulcral para o seu sucesso. Nesta unidade curricular, os estudantes receberão os conceitos básicos relacionados com a comunicação em contexto organizacional e aprenderão a estrururar um plano comunicativo estratégico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Fundamentos da Comunicação Estratégica

    1.1. Conceitos fundamentais: a organização, tipos de organização e de setores de actividade, stakeholders

    1.2. Mapeamento da sociedade, contexto e ambiente transacional com impactos na organização

     

    2. Políticas Organizacionais e políticas de comunicação

    2.1. Missão, Visão e Valores e a importância da sua definição; Impactos na política de comunicação

    2.2. Políticas organizacionais e o envolvimento dos stakeholders

     

    3. Identidade e Cultura Organizacionais

    3.1. Noções sobre Identidade e Cultura Organizacionais

    3.2. A Comunicação Estratégica e o comportamento organizacional

    3.3. Ciclo do planeamento estratégico participativo de comunicação  

     

    4. Novas Tendências em Comunicação Estratégica

    4.1. Cidadania Organizacional e inovação responsável;

    4.2. Gestão de assuntos públicos, influência e lobby

    4.3. Novos contextos da comunicação estratégica, em novos espaços públicos

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de análise, pensamento crítico e pensamento estratégico dos alunos.

    Dotá-los de conhecimentos avançados ao nível da Comunicação Estratégica e sua importância na estratégia da organização

    Fazê-los compreender quais as novas tendências em termos de Comunicação Estratégica

    Municiar os alunos com um saber para conceber e implementar uma política de Comunicação Estratégica e um ciclo estratégico de comunicação integrador e participativo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conceitos teóricos fundamentais serão expostos pelo docente que incentivará o debate e a avaliação crítica. O processo de aprendizagem quer-se colaborativo e baseado na análise de casos concretos. Será incentivado o debate em torno de problemas e soluções concretas. Serão convidados profissionais da área da comunicação estratégica

    A avaliação contínua será composta por:

    1. Defesa em sala de aula de trabalho escrito, com análise crítica de um tema sugerido pelo docente - 35%
    2. Pré-apresentação de um modelo de Comunicação Estratégica participativo para uma organização - 10%
    3. Trabalho final será o modelo de Comunicação Estratégica e sua apresentação em aula - 40%
    4. Interesse e conhecimentos demonstrados na aula - 15%

    O modelo de avaliação contínua exige uma classificação mínima de 8 valores a cada um dos elementos de avaliação.

    É obrigatória a assiduidade prevista no regulamento

    Evidências de plágio ou elaboração por entidades terceiras resultarão na atribuição de classificação zero no trabalho

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Argenti, P. (2015). Corporate Communication. McGraw-Hill Higher Education.

    Argenti, P., Howell, R., & Beck, K. (2005). The Strategic Communication Imperative. MIT Sloan Management Review, 46(3), 82-89.

    Balonas, S., Ruão, T., & Carrillo, M. V. (2021). Strategic Communication in Context: Theoretical Debates and Applied Research. UMinho Editora/CECS.

    Falkheimer, J., & Heide, M. (2018). Strategic Communication: An Introduction. Routledge.

    Gates, L. P. (2010). Strategic Planning with Critical Success Factors and Future Scenarios: An Integrated Strategic Planning Framework.

    Monteiro, A. C., Caetano, J., Marques, H., & Lourenço, J. (2006). Fundamentos de Comunicação. Sílabo.

    Pereira, O. G. (1999). Fundamentos de comportamento organizacional. Fundação Calouste Gulbenkian.

    Ribeiro, J. (2008). Comportamento Organizacional. ANJE e EduWeb.

    Ruão, T. (2016). A organização comunicativa: teoria e prática em Comunicação Organizacional. CECS UMinho.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente   Alexandra Figueira

    Horário de atendimento Segunda-feira, das 14h30 às 15h30, apenas mediante agendamento prévio

    Sala A designar

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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