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Apresentação
Apresentação
A UC "Gestão Integrada de Comunicação" insere-se na área da Comunicação Estratégica e pretende dotar os alunos de competências que lhes permitam desenvolver um olhar estratégico aplicado ao planeamento e elaboração de estratégias de comunicação integrada, utilizando, de forma articulada, diferentes ferramentas de comunicação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-1-22563
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Breve introdução histórica ao planeamento estratégico em comunicação
1.1. Conceito de estratégia
1.2. O surgimento da estratégia nos diferentes cenários da comunicação
2. Estratégia da organização e estratégia de comunicação
2.1. Breve referência à marca institucional, missão, visão, valores e objectivos da organização e seus impactos na estratégia de comunicação
2.2. Processos de diagnóstico de situação
2.3. Decisões estratégicas em comunicação - ferramentas para a decisão
3. Desenho do Plano Estratégico e Operacional
3.1. Estratégia de comunicação integrada organizacional
3.4. Integração das ferramentas, com objectivos, stakeholders e oportunidades de comunicação
4. Planeamento Operacional da Comunicação
4.1. Articulação da estratégia de comunicação da organização com as de produtos e serviços
4.2. Plano de comunicação e contingência, ferramentas de avaliação e avaliação das acções de comunicação
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Objetivos
Objetivos
No final do programa os estudantes deverão saber elaborar um diagnóstico preliminar ao plano de comunicação e a partir deste gerar estratégias de comunicação organizacional, alinhadas com as estratégias da organização e sua cultura
Saberão fazer análise de melhores práticas em organizações pares, sujeitas aos mesmos tipos de desafios comunicacionais.
Terão desenvolvido espírito crítico quanto às oportunidades de comunicação a criar ou explorar no momentum comunicacional.
Saberão identificar os melhores touch points dos stakeholders considerados em plano de comunicação e selecionar as ferramentas de comunicação organizacional mais adequadas para atingir os objectivos de comunicação.
Serão capazes de gerir uma estratégia de comunicação a longo prazo ou desenvolver acções pontuais com os vários stakeholders internos e externos, media incluídos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Exposição teórica - exposição do docente com participação crítica e interactiva dos discente.
- Demonstração e interrogação - suportadas em contextos online e offline, serão demonstradas a actualidade e utilidade das matérias em contextos próximos dos reais, incentivando os alunos a pesquisar e analisar, a procurar alternativas e ideias inovadoras.
- Aprendizagem colaborativa e baseada em resolução de casos reais.
- "Blended" Internet e Mercado - conteúdos e videos online; participação de profissionais em aula.
Avaliação Contínua com exame final: Momento 1 - Avaliação Individual - 40%; Momento 2 - Trabalho de grupo de Plano de Comunicação para resolução de caso real - 50%; Momento 3 - Apresentação de grupo do trabalho com defesa individual -10%.Cada avaliação pressupõe nota mínima de 8 valores, para ser mantido no regime Contínua e assiduidade de 75%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Smith, R. D. (2011). Strategic Planning for Public Relations (3rd Ed.), New Jersey: Taylor & Francis.
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Grunig, L. A., et al (2013), Excellence in Public Relations and Communication Management, New York: Routledge.
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Caetano, J. ; Rasquilha, L. (2007). Gestão e planeamento de comunicação. Lisboa: Quimera.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Paula Lobo
Quartas-feiras: 14h30-16h30
Mediante marcação.
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Mobilidade
Mobilidade
Não