filmeu

Disciplina Cidadania Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A  Cidadania Organizacional é fulcral na definição do posicionamento e da estratégia de uma organização, num contexto social consciente das implicações sociais e ambientais da atividade organizacional, além das económicas. É por isso, hoje, uma das ferramentas mais importantes da comunicação interna e externa de uma organização.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A cidadania organizacional no mundo VUCA e globalizado
      1. Os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
      2. O impacto das organizações na sociedade e no ambiente e o imperativo da legitimação
      3. Definição e evolução: responsabilidade social, ética, cidadania, investimento social, filantropia, marketing social ou criação de valor social
      4. Evolução histórica e conceptual da organização enquanto agente da e na sociedade
      5. Whitewashing e más práticas organizacionais
    2. Gestão estratégica da Cidadania Organizacional
      1. Alinhamento da política de cidadania com a estratégia e cultura da organização
      2. Contributo para a identidade e reputação e para a relação com stakeholders
      3. Regulamentação e incentivos público
      4. Criação e gestão de programas internos e externos
    3. Políticas de comunicação
      1. Códigos de ética e certificação
      2. Ferramentas: relatórios, prémios, parcerias
      3. Planeamento estratégico (orientação, medidas, cronologia, orçamento e medição de resultados)
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender o percurso evolutivo da Cidadania Organizacional no contexto das Relações Públicas para melhor apreender tendências de futuro

    Identificar a Cidadania Organizacional ao serviço da comunicação estratégica

    Estimular uma posição crítica sobre a missão das organizações na sociedade: cidadania como uma imposição da sociedade globalizada e descrente nas instituições ou enquanto ferramenta de construção da reputação organizacional

    Relacionar a cidadania com a identidade da organização e a imagem projetada

    Apreender as diferentes vertentes do conceito de cidadania organizacional: responsabilidade social, cidadania ou ética empresarial, entre outros

    Diagnosticar o grau de responsabilidade social interna e externa da organização e desenhar as estratégias para o maximizar

    Analisar adesão a mecanismos de certificação de responsabilidade social ou à autorregulação através de códigos de ética

    Estruturar formas de comunicação, interna e externa, da Cidadania Organizacional

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A definição de conceitos, a operacionalização da estratégia e a avaliação de resultados serão feitas por exposição teórica. O restante conteúdo será transmitido mediante estudos de caso. Visa-se incentivar os estudantes a discernir diferentes perspetivas, antever as forças coadjuvantes e antagonistas, calcular o impacto das políticas de responsabilidade social, medir as consequências de desalinhamentos entre a política expressa e a adotada e calibrar as expectativas dos stakeholders.

    A avaliação contínua consistirá em:

    1. Uma prova escrita e individual (35%)
    2. Apresentação em aula de proposta de estratégia de cidadania organizacional (10%)
    3. Um trabalho final: proposta de estratégia de cidadania organizacional (45%)
    4. Interesse e participação nas aulas, inlcuindo tutorias (10%)

    A média de aprovação exige uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos trabalhos.

    Evidência de plágio ou intervenção de entidades terceiras resultará numa classificação de 0 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Carroll, A. (2008). A History of Corporate Social Responsibility Concepts and Pratices. In Crane, McWilliams, Matten, Moon & Siegel (Eds.), The Oxford Handbook of Corporate Social Responsibility. Oxford University

    • Cunha, M, Rego, A, Cabral-Cardoso, C, Gonçalves, H. & Costa, N. (2006). Gestão Ética e Socialmente Responsável. Lisboa: RH

    • Friedman, M. (1962). Capitalism and Freedom. The University of Chicago Press.

    • Kotler, P, Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0 From Products to Customers to the Human Spirit. John Wiley

    • Leal, A, Caetano, J, Gouveia, T, Duarte, S, & Brandão, N. (2011). Responsabilidade Social em Portugal. Bnomics

    • Matten, D, Crane, A, & Chapple, W. (2003). Behind the Mask: Revealing the True Face of Corporate Citizenship. JBE, 45, 109–120

    • Porter, M, & Kramer, M R (2011). Creating Shared Value. HBR, 89

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios