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Apresentação
Apresentação
A Cidadania Organizacional é fulcral na definição do posicionamento e da estratégia de uma organização, num contexto social consciente das implicações sociais e ambientais da atividade organizacional, além das económicas. É por isso, hoje, uma das ferramentas mais importantes da comunicação interna e externa de uma organização.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-1-22564
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A cidadania organizacional no mundo VUCA e globalizado
- Os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
- O impacto das organizações na sociedade e no ambiente e o imperativo da legitimação
- Definição e evolução: responsabilidade social, ética, cidadania, investimento social, filantropia, marketing social ou criação de valor social
- Evolução histórica e conceptual da organização enquanto agente da e na sociedade
- Whitewashing e más práticas organizacionais
- Gestão estratégica da Cidadania Organizacional
- Alinhamento da política de cidadania com a estratégia e cultura da organização
- Contributo para a identidade e reputação e para a relação com stakeholders
- Regulamentação e incentivos público
- Criação e gestão de programas internos e externos
- Políticas de comunicação
- Códigos de ética e certificação
- Ferramentas: relatórios, prémios, parcerias
- Planeamento estratégico (orientação, medidas, cronologia, orçamento e medição de resultados)
- A cidadania organizacional no mundo VUCA e globalizado
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Objetivos
Objetivos
Compreender o percurso evolutivo da Cidadania Organizacional no contexto das Relações Públicas para melhor apreender tendências de futuro
Identificar a Cidadania Organizacional ao serviço da comunicação estratégica
Estimular uma posição crítica sobre a missão das organizações na sociedade: cidadania como uma imposição da sociedade globalizada e descrente nas instituições ou enquanto ferramenta de construção da reputação organizacional
Relacionar a cidadania com a identidade da organização e a imagem projetada
Apreender as diferentes vertentes do conceito de cidadania organizacional: responsabilidade social, cidadania ou ética empresarial, entre outros
Diagnosticar o grau de responsabilidade social interna e externa da organização e desenhar as estratégias para o maximizar
Analisar adesão a mecanismos de certificação de responsabilidade social ou à autorregulação através de códigos de ética
Estruturar formas de comunicação, interna e externa, da Cidadania Organizacional
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A definição de conceitos, a operacionalização da estratégia e a avaliação de resultados serão feitas por exposição teórica. O restante conteúdo será transmitido mediante estudos de caso. Visa-se incentivar os estudantes a discernir diferentes perspetivas, antever as forças coadjuvantes e antagonistas, calcular o impacto das políticas de responsabilidade social, medir as consequências de desalinhamentos entre a política expressa e a adotada e calibrar as expectativas dos stakeholders.
A avaliação contínua consistirá em:
- Uma prova escrita e individual (35%)
- Apresentação em aula de proposta de estratégia de cidadania organizacional (10%)
- Um trabalho final: proposta de estratégia de cidadania organizacional (45%)
- Interesse e participação nas aulas, inlcuindo tutorias (10%)
A média de aprovação exige uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos trabalhos.
Evidência de plágio ou intervenção de entidades terceiras resultará numa classificação de 0 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Carroll, A. (2008). A History of Corporate Social Responsibility Concepts and Pratices. In Crane, McWilliams, Matten, Moon & Siegel (Eds.), The Oxford Handbook of Corporate Social Responsibility. Oxford University
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Cunha, M, Rego, A, Cabral-Cardoso, C, Gonçalves, H. & Costa, N. (2006). Gestão Ética e Socialmente Responsável. Lisboa: RH
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Friedman, M. (1962). Capitalism and Freedom. The University of Chicago Press.
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Kotler, P, Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0 From Products to Customers to the Human Spirit. John Wiley
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Leal, A, Caetano, J, Gouveia, T, Duarte, S, & Brandão, N. (2011). Responsabilidade Social em Portugal. Bnomics
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Matten, D, Crane, A, & Chapple, W. (2003). Behind the Mask: Revealing the True Face of Corporate Citizenship. JBE, 45, 109–120
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Porter, M, & Kramer, M R (2011). Creating Shared Value. HBR, 89
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não