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Apresentação
Apresentação
O jornalismo visual e de dados tem conhecido um crescimento exponencial nas redações de todos os tipos de meios de comunicação. A UC visa dotar os estudantes das ferramentas necessárias para pesquisar, compilar e analisar dados quantitativos, enquadrando-os numa narrativa jornalística.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2-22572
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 O Estado da Arte
1.1 Evolução e especialização – do “Computer-assisted reporting” aos “Journo-coders”
1.2 Interatividade e dados - Benchmark
1.3 “Precision journalism” e a importância de formular uma hipótese
2. Entrevistar uma base de dados2.1 Os números e as narrativas jornalísticas
2.2 Interatividade perante média dinâmicos – o poder da hiperpersonalização na narrativa jornalística
2.3 Valores-notícia e estatística – conflito ou aliado?
2.4 Definição de hipótese e desenho de uma metodologia
2.5 Conceitos estatísticos
2.6 Dos dados aos formatos – da pirâmide invertida à narrativa em funil
2.7 Tipos de dados e busca de fontes; data checking
3. Análise de dados
3.1 Limpeza e análise de dados
3.2 Folha de cálculo, linguagem de programação R, “web scraping” e extração a partir de pdf
4. Storytelling visual
4.1. Benchmark internacional e nacional
4.2. Estratégias visuais para histórias de dados
4.3. Visualização de dados: literacia, ferramentas de produção, desenvolvimento web e “machine learning”
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Objetivos
Objetivos
Entender os fundamentos do jornalismo de dados, incluindo a História desta prática
Pesquisar, compilar e analisar dados para contar histórias numa lógica editorial jornalística.
Avaliar e verificar a credibilidade das fontes de informação e bases de dados
Domínio de conceitos básicos de estatística e métodos quantitativos.
Conhecimentos básicos de programação para recolha, processamento e apresentação de dados em trabalhos online
Criar peças interativas em função de pressupostos indicados pelo leitor (sexo, idade, geolocalização,...).
Desenvolver estratégias visuais e de “storytelling” para ilustrar realidades sociais refletidas pelas estatísticas, sabendo integrar as conclusões dos dados na narrativa jornalística.
Dominar o uso de bibliotecas de análise e as ferramentas de transparência para o jornalismo de dados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluirão uma componente demonstrativa de alguns dos melhores trabalhos de jornalismo visual e de dados. Cada caso será desconstruído para perceber as metodologias de recolha, tratamento e exposição gráfica dos respetivos dados.
A avaliação contínua consistirá:
- Trabalhos de natureza prática, cuja avaliação global representará 25% da nota final
- Dois outros trabalhos:
- Uma reflexão crítica, em grupo: os estudantes escolherão uma narrativa de jornalismo visual e de dados e olhar para as fontes utilizadas, indicadores estatísticos, opções metodológicas e estrutura narrativa (20% da nota final).
- Um trabalho individual que inclua processo de produção de uma narrativa guiada por dados: desenvolvimento da metodologia, obtenção de dados, análise, produção de visualizações e/ou outros elementos narrativos interativos (55% da nota final)
- As três componentes acima referidas equivalem a 95% da nota final; os restantes 5% resultarão da participação nas aulas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bounegru, L., & Gray, J. (2021). The Data Journalism Handbook: Towards a Critical Data Practice Amsterdam University Press.
- Cairo, A. (2013). The Functional Art - An Introduction To Information Graphics And Visualization. New Riders.
- Felle, T., Mair, J., Radcliffe, D., eds. (2015). Data Journalism: Inside the global future. Abramis Publishing.
- Garcia, R, Rosa, M. J., Barbosa, L. (2016). Que Número É Este? Um Guia Sobre Estatísticas Para Jornalistas. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. (2012). The data journalism handbook: How journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media.
- Huff, D. (2013). Como Mentir com a Estatística. Gradiva.
- Miller, C. (2016). Getting Started with Data Journalism. Writing data stories in any size newsroom.
- Rogers, S. (2013). Facts Are Sacred. Faber & Faber.
- Usher, N. (2016). Interactive Journalism - Hackers, Data and Code. University of Illinois Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não