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Disciplina Jornalismo Visual e de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    O jornalismo visual e de dados tem conhecido um crescimento exponencial nas redações de todos os tipos de meios de comunicação. A UC visa dotar os estudantes das ferramentas necessárias para pesquisar, compilar e analisar dados quantitativos, enquadrando-os numa narrativa jornalística. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 O Estado da Arte

    1.1 Evolução  e especialização – do “Computer-assisted reporting” aos “Journo-coders”

    1.2 Interatividade e dados - Benchmark

    1.3 “Precision journalism” e a importância de formular uma hipótese
    2. Entrevistar uma base de dados

    2.1 Os números e as narrativas jornalísticas

    2.2 Interatividade perante média dinâmicos – o poder da hiperpersonalização na narrativa jornalística

    2.3 Valores-notícia e estatística – conflito ou aliado?

    2.4 Definição de hipótese e desenho de uma metodologia

    2.5 Conceitos estatísticos

    2.6 Dos dados aos formatos – da pirâmide invertida à narrativa em funil

    2.7 Tipos de dados e busca de fontes; data checking

    3. Análise de dados

    3.1 Limpeza e análise de dados

    3.2 Folha de cálculo, linguagem de programação R, “web scraping” e extração a partir de pdf

    4. Storytelling visual

    4.1. Benchmark internacional e nacional

    4.2. Estratégias visuais para histórias de dados

    4.3. Visualização de dados: literacia, ferramentas de produção, desenvolvimento web e “machine learning”

  • Objetivos

    Objetivos

    Entender os fundamentos do jornalismo de dados, incluindo a História desta prática

    Pesquisar, compilar e analisar dados para contar histórias numa lógica editorial jornalística.

    Avaliar e verificar a credibilidade das fontes de informação e bases de dados

    Domínio de conceitos básicos de estatística e métodos quantitativos.

    Conhecimentos básicos de programação para recolha, processamento e apresentação de dados em trabalhos online

    Criar peças interativas em função de pressupostos indicados pelo leitor (sexo, idade, geolocalização,...).

    Desenvolver estratégias visuais e de “storytelling” para ilustrar realidades sociais refletidas pelas estatísticas, sabendo integrar as conclusões dos dados na narrativa jornalística.

    Dominar o uso de bibliotecas de análise e as ferramentas de transparência para o jornalismo de dados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluirão uma componente demonstrativa de alguns dos melhores trabalhos de jornalismo visual e de dados. Cada caso será desconstruído para perceber as metodologias de recolha, tratamento e exposição gráfica dos respetivos dados.

    A avaliação contínua consistirá:

    1. Trabalhos de natureza prática, cuja avaliação global representará 25% da nota final
    2. Dois outros trabalhos:
      1. Uma reflexão crítica, em grupo: os estudantes escolherão uma narrativa de jornalismo visual e de dados e olhar para as fontes utilizadas, indicadores estatísticos, opções metodológicas e estrutura narrativa (20% da nota final).
      2. Um trabalho individual que inclua processo de produção de uma narrativa guiada por dados: desenvolvimento da metodologia, obtenção de dados, análise, produção de visualizações e/ou outros elementos narrativos interativos (55% da nota final)
    3. As três componentes acima referidas equivalem a 95% da nota final; os restantes 5% resultarão da participação nas aulas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bounegru, L., & Gray, J. (2021). The Data Journalism Handbook: Towards a Critical Data Practice Amsterdam University Press.
    • Cairo, A. (2013). The Functional Art - An Introduction To Information Graphics And Visualization. New Riders.
    • Felle, T., Mair, J., Radcliffe, D., eds. (2015). Data Journalism: Inside the global future. Abramis Publishing.
    • Garcia, R, Rosa, M. J., Barbosa, L. (2016). Que Número É Este? Um Guia Sobre Estatísticas Para Jornalistas. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
    • Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. (2012). The data journalism handbook: How journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media.
    • Huff, D. (2013). Como Mentir com a Estatística. Gradiva.
    • Miller, C. (2016). Getting Started with Data Journalism. Writing data stories in any size newsroom.
    • Rogers, S. (2013). Facts Are Sacred. Faber & Faber.
    • Usher, N. (2016). Interactive Journalism - Hackers, Data and Code. University of Illinois Press
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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