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Disciplina Transmedia e Narrativas Híbridas

  • Apresentação

    Apresentação

      Com a disciplina de Transmedia e Narrativas Híbridas pretende-se habilitar os alunos com competências no âmbito das mais recentes práticas no que concerne à elaboração de informação jornalística, de conteúdos informativos e de narrativas de representação da realidade, sobretudo no ambiente web, refletindo a produção informativa do ecossistema mediático atual que também se apresenta híbrido e não-linear. Exemplos: webdocumentários, narrativas multimédia e hipermedia, realidade virtual e imersiva, gamificação, etc.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Era uma vez: o que é contar estórias?
    1.1. Os elementos da narrativa
    1.2. Da tradição oral à jornada do herói: estruturas “míticas” das narrativas

    2. Literatura e Jornalismo
    2.1. O Novo Jornalismo e Jornalismo narrativo: a reportagem e o livro-reportagem
    2.2. Literatura de Viagem

    3. Narrativas audiovisuais: o filme documental e o vídeo
    3.1 Introdução ao documentário: subgéneros e modos de representação
    3.2. O “tratamento” criativo da realidade: as diferentes escolas de pensamento sobre o documentário e os híbridos (post-doc)
    3.4. Conteúdos audiovisuais: vídeo, arquivo e memória

    4. Web, Transmedia e hibridização de géneros

    4.1. Cultura da convergência, narrativa transmedia e jornalismo
    4.2. O webdocumentário e a narrativa não linear
    4.3. Como escrever para o online? Título, lead, corpo da notícia, hyperlinks, verificação
    4.4. O guião multimédia e transmedia
    4.5. A reportagem multimédia, o videojornalismo e os mini-docs (online)

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetiva-se fornecer ferramentas para pensar a melhor forma de produzir, desenvolver e distribuir a informação, adequando o tratamento informativo final às plataformas e ao meio a que se destina, através de propostas narrativas mais interativas. Depois, tem-se como propósito contribuir para a análise de produtos narrativos diferenciados, onde as ferramentas do jornalismo são a base de trabalho. Por fim, pretende-se contribuir para a reflexão crítica de como o planeamento, a abordagem e a estrutura de narrativas que agregam vários elementos media podem contribuir para veicular a mensagem, contando histórias com um propósito. 

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia passa pela exposição teórica de conceitos, visualização de vídeos e filmes, análise de websites e publicações, aulas abertas com especialistas, seguida de exercícios práticos para executar dentro e fora da sala de aula. A avaliação será mista, fixando-se a entrega do trabalho final, de acordo com o Regulamento de Avaliação ULP, na data de exame de época normal, e será dividida em momentos específicos, com carácter obrigatório:

    Conferência Jornalismo Frankenstein (20%);

    Participação e assiduidade (20%);

    Trabalho final colaborativo, que consiste na criação de uma narrativa jornalística transmedia publicada numa plataforma online incorporada no #infomedia. O trabalho terá uma relação com a sociedade civil. (60%). (Nota: progresso do trabalho: 20% + apresentação em aula 20% + final: 20%)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Franco, G. (2009). Como escrever para web, Uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, Disponível online em: https://knightcenter.utexas.edu/como_web_pt-br.pdf

    Jenkins, H. (2015). Cultura da Convergência, editora Aleph, (e-book)

    McEarlean, K. (2018). Interactive Narratives and Transmedia Storytelling, Taylor& Francis
    Nichols, B. (1992). Representing Reality, Issues and Concepts in Documentary, Indiana University Press

    Penafria, M. (2013). Webdocumentário - interatividade, abordagem e navegação. In Comunicação Digital - 10 Anos de Investigação, ed. António Fidalgo e João Canavilhas. Labcom

    Ribeiro-Rodrigues, V. (2021). Narrativas Cinematográficas, humanizar histórias. Jornalismo, Documentário e Desenvolvimento humano, [tese de Doutoramento] Universidade Lusófona do Porto.

    Vogler, C. (2015). A jornada do escritor, Estrutura Mítica para Escritores, editora Aleph (e-book)

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Vanessa Rodrigues

    Quartas-Feiras (14:30)

    Mediante marcação prévia

     

     

     

     

     

     

     

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