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Apresentação
Apresentação
Com a disciplina de Transmedia e Narrativas Híbridas pretende-se habilitar os alunos com competências no âmbito das mais recentes práticas no que concerne à elaboração de informação jornalística, de conteúdos informativos e de narrativas de representação da realidade, sobretudo no ambiente web, refletindo a produção informativa do ecossistema mediático atual que também se apresenta híbrido e não-linear. Exemplos: webdocumentários, narrativas multimédia e hipermedia, realidade virtual e imersiva, gamificação, etc.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2-22573
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Era uma vez: o que é contar estórias?
1.1. Os elementos da narrativa
1.2. Da tradição oral à jornada do herói: estruturas “míticas” das narrativas2. Literatura e Jornalismo
2.1. O Novo Jornalismo e Jornalismo narrativo: a reportagem e o livro-reportagem
2.2. Literatura de Viagem3. Narrativas audiovisuais: o filme documental e o vídeo
3.1 Introdução ao documentário: subgéneros e modos de representação
3.2. O “tratamento” criativo da realidade: as diferentes escolas de pensamento sobre o documentário e os híbridos (post-doc)
3.4. Conteúdos audiovisuais: vídeo, arquivo e memória4. Web, Transmedia e hibridização de géneros
4.1. Cultura da convergência, narrativa transmedia e jornalismo
4.2. O webdocumentário e a narrativa não linear
4.3. Como escrever para o online? Título, lead, corpo da notícia, hyperlinks, verificação
4.4. O guião multimédia e transmedia
4.5. A reportagem multimédia, o videojornalismo e os mini-docs (online)
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Objetivos
Objetivos
Objetiva-se fornecer ferramentas para pensar a melhor forma de produzir, desenvolver e distribuir a informação, adequando o tratamento informativo final às plataformas e ao meio a que se destina, através de propostas narrativas mais interativas. Depois, tem-se como propósito contribuir para a análise de produtos narrativos diferenciados, onde as ferramentas do jornalismo são a base de trabalho. Por fim, pretende-se contribuir para a reflexão crítica de como o planeamento, a abordagem e a estrutura de narrativas que agregam vários elementos media podem contribuir para veicular a mensagem, contando histórias com um propósito.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia passa pela exposição teórica de conceitos, visualização de vídeos e filmes, análise de websites e publicações, aulas abertas com especialistas, seguida de exercícios práticos para executar dentro e fora da sala de aula. A avaliação será mista, fixando-se a entrega do trabalho final, de acordo com o Regulamento de Avaliação ULP, na data de exame de época normal, e será dividida em momentos específicos, com carácter obrigatório:
Conferência Jornalismo Frankenstein (20%);
Participação e assiduidade (20%);
Trabalho final colaborativo, que consiste na criação de uma narrativa jornalística transmedia publicada numa plataforma online incorporada no #infomedia. O trabalho terá uma relação com a sociedade civil. (60%). (Nota: progresso do trabalho: 20% + apresentação em aula 20% + final: 20%)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Franco, G. (2009). Como escrever para web, Uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, Disponível online em: https://knightcenter.utexas.edu/como_web_pt-br.pdf
Jenkins, H. (2015). Cultura da Convergência, editora Aleph, (e-book)
McEarlean, K. (2018). Interactive Narratives and Transmedia Storytelling, Taylor& Francis
Nichols, B. (1992). Representing Reality, Issues and Concepts in Documentary, Indiana University PressPenafria, M. (2013). Webdocumentário - interatividade, abordagem e navegação. In Comunicação Digital - 10 Anos de Investigação, ed. António Fidalgo e João Canavilhas. Labcom
Ribeiro-Rodrigues, V. (2021). Narrativas Cinematográficas, humanizar histórias. Jornalismo, Documentário e Desenvolvimento humano, [tese de Doutoramento] Universidade Lusófona do Porto.
Vogler, C. (2015). A jornada do escritor, Estrutura Mítica para Escritores, editora Aleph (e-book)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Vanessa Rodrigues
Quartas-Feiras (14:30)
Mediante marcação prévia
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Mobilidade
Mobilidade
Não