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Disciplina Investigação Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    O conceito de Investigação Jornalística é aqui entendido num múltiplo sentido: como disciplina pertencente ao que pode ser mais amplamente descrito como grande jornalismo que pode incluir categorias como o jornalismo histórico, o jornalismo de dados ou a grande reportagem, ou como um conjunto particular de práticas e técnicas de pesquisa, seleção e tratamento da informação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Entre 'o que se vê' e 'o que é'

    1.1. Os factos ocultos e o imperativo de investigar

    1.2. O Jornalismo como condição sine qua non da democracia

    1.3. Jornalismo como mediação e fator contemporâneo de diferença

    1.4. Os limites da investigação jornalística: constrangimentos institucionais, éticos, deontológicos e legais

    1.5. Casos que fizeram história


    2. Introdução às metodologias de investigação jornalística

    2.1. Investigação jornalística e outras formas de investigação

    2.2. A aplicação da estratégia de "estudo de caso"

    2.3. Abordagem prática ao processo de investigação jornalística


    3. Fontes de informação

    3.1. Factos ocultos: do conhecimento inicial à decisão de investigar

    3.2. Primeiras fases de verificação: documentos, testemunhos e fontes de informação

    3.3. O tratamento da informação, a confirmação e a construção do caso

    3.4. O imperativo do contraditório 

     

    4. A publicação da investigação

    4.1. A decisão de publicar

    4.2. A investigação como narrativa jornalística

    4.3. Elaboração de uma investigação

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo é dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da investigação jornalística a um nível elementar de abordagem. No final da execução do programa, os alunos devem possuir as bases necessárias para uma abordagem metodológica crítica a factos que apresentem alguma complexidade explicativa ou conjuntos de informações que necessitem de investigação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino conjugam o programa teórico que explora as metodologias de investigação qualitativa e quantitativa com a sua aplicação às práticas de investigação jornalística, através de uma sequência inicial de sessões expositivas e do acompanhamento tutorial subsequente dos projetos. Serão convidados jornalistas de investigação.

    A avaliação é contínua, fixando-se a entrega do trabalho final na data prevista no calendário académico da ULP.

    Os estudantes serão avaliados nas seguintes fases: i) progressão semanal do projeto de grupo de investigação jornalística nas sessões de tutoria da UC (40% da ponderação, com avaliação a cada membro do grupo); ii) pré-apresentação pública do projeto de investigação jornalística (20%); iii) trabalho final de investigação jornalística (40%). 

    O exame de recurso e de época especial consistirá na entrega, na data definida, de um trabalho completo de investigação jornalística (100% da nota).

    Evidências de plágo resultarão na anulação do trabalho.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burstiner, M. (2017). Investigative Reporting from Premise to Publication: From Premise to Publication. Taylor & Francis.

    Hahn, O., & Stalph, F. (2018). Digital Investigative Journalism: Data, Visual Analytics and Innovative Methodologies in International Reporting. Springer International Publishing.

    Houston, B., Horvit, M., Reporters, I., & Eds. (2020). Investigative Reporter's Handbook: A Guide to Documents, Databases, and Techniques. BEDFORD BOOKS.

    Investigative Journalism. (2021). (H. d. Burgh & P. Lashmar, Eds. 3.ª ed.). Routledge.

    Mesquita, M. (2004). O quarto equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. MinervaCoimbra.

    Pilger, J. (2011). Tell Me No Lies: Investigative Journalism and its Triumphs. Random House.

    Pinto, M. (2007). Casos em que o jornalismo foi notícia. Campo das Letras.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Alexandra Figueira

    Segundas-feiras, 14:00-15:00

    (mediante marcação prévia)

    Sala da direção de curso

     

     

     

     

     

     

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