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Disciplina Jornalismo Radiofónico

  • Apresentação

    Apresentação

    Colocada no ano final da licenciatura, a UC interatua com outras suas similares (nas áreas da televisão e do jornalismo digital e impresso), cada uma das quais sob a respetiva orientação específica. Os dois principais vetores da UC (a abordagem teórica e o trabalho prático) facultam aos estudantes uma compreensão qualificada acerca da rádio como meio específico (quer ao longo da sua história quer na presente sociedade da comunicação em massa) ao mesmo tempo que podem adquirir as ferramentas e aprender os procedimentos do fazer rádio.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A rádio no contexto dos media
    2. Especificidades do meio radiofónico
    3. A linguagem da rádio
      1. A notícia e reportagem noticiosa
      2. A grande reportagem
      3. A entrevista
      4. A conferência de imprensa
      5. A edição e a apresentação
    4. Estética da linguagem radiofónica: a oralidade e a escrita
    5. Objetividade e criatividade
      1. O rigor do texto
      2. A enunciação do texto
      3. Técnicas de construção do texto jornalístico
    6. Recursos linguísticos e paralinguísticos
      1. O ruído
      2. O silêncio
    7. A rádio na internet: podcasts, novos desafios e o fim do efémero.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer a história da rádio e perceber as suas caraterísticas e especificidades.

    Aprender a linguagem jornalística da rádio e a distingui-la da linguagem do entretenimento.

    A unidade curricular pretende introduzir os alunos ao mundo da rádio fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para poderem expressar-se num estilo jornalístico. Ganharão competências técnicas para editar noticiários, cumprir a função de pivot, cobrir conferências de imprensa, a fazer reportagens, entrevistas e notícias para a rádio utilizando a sua própria voz e registos sonoros.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta é uma unidade essencialmente laboratorial pelo que o professor apresenta os tópicos da matéria em sessões teóricas seguidas de trabalhos práticos para aplicação da matéria lecionada.

    Uma parte do trabalho é feita durante as aulas e outra fora do contexto da sala de aula.

    Avaliação contínua distribuída da seguinte forma:

    Participação em aulas, incluindo trabalhos realizados ao longo do ano letivo (50%)

    Trabalho final de grande reportagem (50%)

    Exames:

    Os exames requerem a realização obrigatória de trabalho prático, em contexto de sala de aula

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Albert, P., Tudesq, A. J. (1981). História da Rádio e Televisão. Lisboa: Ed. Notícias

      Arnheim, Rudolph (1980). Estética Radiofónica. Barcelona: Gustavo Gili

      Ganz, Pierre (1995). A Reportagem em Rádio e Televisão. Mem Martins: Editorial Inquérito

      Herreros, Mariano Cebrián (1995). Información Radiofónica. Mediación Técnica, Tratamiento y Programación. Madrid: Editorial Sintesis

      Herreros, Mariano Cebrián (2001). La Radio en la Convergencia Multimedia. Barcelona: Ed. Gedisa

      Meditsch, Eduardo (1999). A Rádio na Era da Informação. Coimbra: Minerva.

      Meneses, João Paulo (2003). Tudo o que se passa na TSF. Porto: Jornal de Notícias

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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