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Apresentação
Apresentação
Colocada no ano final da licenciatura, a UC interatua com outras suas similares (nas áreas da televisão e do jornalismo digital e impresso), cada uma das quais sob a respetiva orientação específica. Os dois principais vetores da UC (a abordagem teórica e o trabalho prático) facultam aos estudantes uma compreensão qualificada acerca da rádio como meio específico (quer ao longo da sua história quer na presente sociedade da comunicação em massa) ao mesmo tempo que podem adquirir as ferramentas e aprender os procedimentos do fazer rádio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2-2605
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A rádio no contexto dos media
- Especificidades do meio radiofónico
- A linguagem da rádio
- A notícia e reportagem noticiosa
- A grande reportagem
- A entrevista
- A conferência de imprensa
- A edição e a apresentação
- Estética da linguagem radiofónica: a oralidade e a escrita
- Objetividade e criatividade
- O rigor do texto
- A enunciação do texto
- Técnicas de construção do texto jornalístico
- Recursos linguísticos e paralinguísticos
- O ruído
- O silêncio
- A rádio na internet: podcasts, novos desafios e o fim do efémero.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer a história da rádio e perceber as suas caraterísticas e especificidades.
Aprender a linguagem jornalística da rádio e a distingui-la da linguagem do entretenimento.
A unidade curricular pretende introduzir os alunos ao mundo da rádio fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para poderem expressar-se num estilo jornalístico. Ganharão competências técnicas para editar noticiários, cumprir a função de pivot, cobrir conferências de imprensa, a fazer reportagens, entrevistas e notícias para a rádio utilizando a sua própria voz e registos sonoros.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta é uma unidade essencialmente laboratorial pelo que o professor apresenta os tópicos da matéria em sessões teóricas seguidas de trabalhos práticos para aplicação da matéria lecionada.
Uma parte do trabalho é feita durante as aulas e outra fora do contexto da sala de aula.
Avaliação contínua distribuída da seguinte forma:
Participação em aulas, incluindo trabalhos realizados ao longo do ano letivo (50%)
Trabalho final de grande reportagem (50%)
Exames:
Os exames requerem a realização obrigatória de trabalho prático, em contexto de sala de aula
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Albert, P., Tudesq, A. J. (1981). História da Rádio e Televisão. Lisboa: Ed. Notícias
Arnheim, Rudolph (1980). Estética Radiofónica. Barcelona: Gustavo Gili
Ganz, Pierre (1995). A Reportagem em Rádio e Televisão. Mem Martins: Editorial Inquérito
Herreros, Mariano Cebrián (1995). Información Radiofónica. Mediación Técnica, Tratamiento y Programación. Madrid: Editorial Sintesis
Herreros, Mariano Cebrián (2001). La Radio en la Convergencia Multimedia. Barcelona: Ed. Gedisa
Meditsch, Eduardo (1999). A Rádio na Era da Informação. Coimbra: Minerva.
Meneses, João Paulo (2003). Tudo o que se passa na TSF. Porto: Jornal de Notícias
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não