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Apresentação
Apresentação
Em Teorias do Jornalismo procuram-se as raízes dos estudos universitários na área do jornalismo, analisa-se o conceito de objetividade jornalística e discute-se o poder do jornalismo e dos jornalistas. O objetivo é desvendar os bastidores dos média e desconstruir o caminho que a informação percorre até se tornar notícia. Em debate ao longo do semestre estará a crise contemporânea do jornalismo e as suas implicações para o futuro da profissão e da democracia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP451-2-7041
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Das raízes às teorias
1.1. Contextualização histórica da emergência dos estudos sobre os média
1.2. As teorias sobre os média e o jornalismo
1.2.1. A teoria do espelho
1.2.2. A teoria do gatekeeper
1.2.3. A teoria organizacional
1.2.4. A teoria do agenda-setting
1.2.5. As teorias construtivistas
1.2.5. Os critérios de noticiabilidade
1.3. O «ritual estratégico» da objetividade
2. O poder do jornalismo
2.1. A «história natural» da Teoria dos Média
2.2. A natureza ideológica das notícias na imprensa
2.3. Média: «instrumento de poderes», «quarto poder» ou «contrapoder»?
2.4. Reconfiguração do poder dos média e a influência da Internet
3. O poder dos jornalistas
3.1. O lugar do jornalista nos dispositivos políticos e mediáticos
3.2. O jornalismo no âmbito das profissões da comunicação
3.3. O campo jornalístico
3.4. Autonomia e independência do jornalista
4. O Futuro do Jornalismo
4.1. A crise ou as crises?
4.2. Jornalismo e Democracia
4.3. Novas correntes jornalísticas
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Objetivos
Objetivos
Fornecer instrumentos de desconstrução da realidade jornalística que capacitem os alunos com um olhar analítico sobre a produção mediática. Dar a conhecer as principais Teorias do Jornalismo e debater questões como a objetividade, o poder na esfera dos média e o futuro do jornalismo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao longo do semestre aposta-se no apelo à participação crítica permanente dos alunos no debate das questões abordadas. Teorias do Jornalismo tem uma carga letiva de quatro horas semanais. Duas dessas horas são dedicadas a aulas de exposição teórica e esclarecimento de dúvidas (sempre que necessário). Nas outras duas horas segue-se um modelo de análise de casos. A avaliação reparte-se por um teste (50%) e um trabalho final, individual, de reflexão teórica sobre um dos pontos da matéria (50%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Oeiras: Celta.
Hanitzsch, T., & Wahl-Jorgensen, K. (Editors). (2009). The Handbook of Journalism Studies. New York and London: Routledge.
Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2004). Os Elementos do Jornalismo ¿ O que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir. Porto: Porto Editora.
McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Mesquita, M. (2004). O Quarto Equívoco ¿ O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: MinervaCoimbra.
Traquina, N. (2002). Jornalismo. s.l.: Quimera.
Traquina, N. (Org). (1993). Jornalismo: Questões, Teorias e «Estórias». Lisboa: Vega.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não