-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular visa dar aos estudantes contexto sobre o conhecimento científico: a sua história e evolução, questões éticas e desafios de execução. No final do semestre, os estudantes dominarão um conjunto de ferramentas de investigação científica fundamentais para o percurso académico e, mais tarde, para o desempenho de uma profissão ligada à comunicação estratégica ou ao jornalismo. Serão também capazes de realizar todo o percurso de uma investigação e traduzi-lo sob a forma de um artigo científico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-7533
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 Conhecimento científico nas ciências sociais: método, solidez teórica, rigor e ética 1.1 Fundamentos enquadradores: revisão da literatura, regras de citação e gestão de referências bibliográficas 1.2 Projetos de investigação: temas, questões de pesquisa, hipóteses, metodologias 1.3 Operacionalização: fontes de informação, cronograma, recursos, técnicas exploratórias, triangulação metodológica 2 Técnicas de investigação: observação, análise documental, entrevista; sondagens, inquéritos, bases de dados; estudos de caso 3 Metodologias de investigação: qualitativas, quantitativas e mistas 3.1 Características, potencialidades e limitações 3.2 Tratamento qualitativo de dados: análise de discurso e de conteúdo 3.3 Tratamento quantitativo de dados: noções de estatística descritiva 4 Produção do relatório de investigação 4.1 Objetivos e estrutura
-
Objetivos
Objetivos
Destrinçar conhecimento científico de conhecimento de juízo comum, demostrando um raciocínio reflexivo e crítico Compreender que as metodologias de investigação são basilares para o avanço do conhecimento científico e para a prática profissional, nas Ciências da Comunicação Analisar de forma crítica a multiplicidade de métodos de investigação utilizados nas Ciências da Comunicação Dominar as fases do processo de investigação científica e as principais técnicas de pesquisa, recolha, tratamento e exposição de informação Ser capaz de aplicar metodologias qualitativas e quantitativas e de articular as duas tipologias Executar de forma rigorosa e ética processos de investigação científica Extrair conclusões da investigação realizada e aplicá-las na atividade profissional
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O grau de compreensão dos conteúdos teóricos por parte dos estudantes será monitorizado no final de cada aula através de quizes, via Moodle. Os quizes não fazem parte da avaliação contínua.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Freixo, M. (2012). Metodologia Científica - Fundamentos, Métodos e Técnicas. Instituto Piaget. Garcia, R., Rosa, M. J. V., & Barbosa, L. (2017). Que número é este? Um Guia sobre Estatísticas para Jornalistas. FFMS. Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo - sentido e formas de uso (1.ª ed.). Principia. Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (2023). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas (6.ª ed.). Instituto Piaget. Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. (2021). (S. P. Gonçalves, J. P. Gonçalves, & C. G. Marques, Eds.). Pactor. Marquet, J., & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Reid, S. (1991). Working with Statistics: An Introduction to Quantitative Methods for Social Scientists: Wiley. Stake, R. E. (2016). A Arte da Investigação com Estudos de Caso (4.ª ed.). Lisboa: Calouste Gulbekian. Vilelas, J. (2020). Investigação Processo de Construção do Conhecimento (3ª ed.). Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não