filmeu

Disciplina Métodos de Pesquisa e Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa dar aos estudantes contexto sobre o conhecimento científico: a sua história e evolução, questões éticas e desafios de execução. No final do semestre, os estudantes dominarão um conjunto de ferramentas de investigação científica fundamentais para o percurso académico e, mais tarde, para o desempenho de uma profissão ligada à comunicação estratégica ou ao jornalismo. Serão também capazes de realizar todo o percurso de uma investigação e traduzi-lo sob a forma de um artigo científico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Conhecimento científico nas ciências sociais: método, solidez teórica, rigor e ética 1.1 Fundamentos enquadradores: revisão da literatura, regras de citação e gestão de referências bibliográficas 1.2 Projetos de investigação: temas, questões de pesquisa, hipóteses, metodologias 1.3 Operacionalização: fontes de informação, cronograma, recursos, técnicas exploratórias, triangulação metodológica 2 Técnicas de investigação: observação, análise documental, entrevista; sondagens, inquéritos, bases de dados; estudos de caso 3 Metodologias de investigação: qualitativas, quantitativas e mistas 3.1 Características, potencialidades e limitações 3.2 Tratamento qualitativo de dados: análise de discurso e de conteúdo 3.3 Tratamento quantitativo de dados: noções de estatística descritiva 4 Produção do relatório de investigação 4.1 Objetivos e estrutura
  • Objetivos

    Objetivos

    Destrinçar conhecimento científico de conhecimento de juízo comum, demostrando um raciocínio reflexivo e crítico Compreender que as metodologias de investigação são basilares para o avanço do conhecimento científico e para a prática profissional, nas Ciências da Comunicação Analisar de forma crítica a multiplicidade de métodos de investigação utilizados nas Ciências da Comunicação Dominar as fases do processo de investigação científica e as principais técnicas de pesquisa, recolha, tratamento e exposição de informação Ser capaz de aplicar metodologias qualitativas e quantitativas e de articular as duas tipologias Executar de forma rigorosa e ética processos de investigação científica Extrair conclusões da investigação realizada e aplicá-las na atividade profissional
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O grau de compreensão dos conteúdos teóricos por parte dos estudantes será monitorizado no final de cada aula através de quizes, via Moodle. Os quizes não fazem parte da avaliação contínua.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Freixo, M. (2012). Metodologia Científica - Fundamentos, Métodos e Técnicas. Instituto Piaget. Garcia, R., Rosa, M. J. V., & Barbosa, L. (2017). Que número é este? Um Guia sobre Estatísticas para Jornalistas. FFMS. Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo - sentido e formas de uso (1.ª ed.). Principia. Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (2023). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas (6.ª ed.). Instituto Piaget. Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. (2021). (S. P. Gonçalves, J. P. Gonçalves, & C. G. Marques, Eds.). Pactor. Marquet, J., & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Reid, S. (1991). Working with Statistics: An Introduction to Quantitative Methods for Social Scientists: Wiley. Stake, R. E. (2016). A Arte da Investigação com Estudos de Caso (4.ª ed.). Lisboa: Calouste Gulbekian. Vilelas, J. (2020). Investigação Processo de Construção do Conhecimento (3ª ed.). Sílabo.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios