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Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    A missão da Universidade transcende meros quadros técnico-laborais, habilitando à tomada de decisões autónomas, sem cedência na defesa dos Direitos Humanos ao caldo relativista, nihilista e eclético da contemporaneidade. O pensamento crítico é campo de ação desta UC. Apresenta o mundo contemporâneo nas matrizes epistémicas estruturantes e o seu dinamismo eloquente em temáticas emergentes da Educação. Percorrendo paradigmas culturais, a UC identifica padrões sociocognitivos dominantes, avaliando a solidez, perda ou corrupção dos valores humanistas universais. O pensamento esclarecido, atento e criativo é o laboratório desta UC: defende que a competência crítico-analítica deve ser transversal ao currículo do aluno, aliada a um forte investimento cultural, rejeitando debates vazios de ideias e valores. Urge, no quadro da cidadania global, formar profissionais de ciência interventiva, resilientes face a situações novas, sejam elas economicistas, axiológicas, políticas, religiosas ou outras
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O «Eu» e o «Mundo»: interfaces do pensamento humano 1.1. O que significa «pensar» e como o fazemos? 1.2. Até que ponto decidimos, sentimos, atuamos? 1.3. A interpretação livre da existência: o maior poder humano 1.4. O poder do Educador?   2. «Mundo» e paradigmas: a interpretação do pensamento humano 2.1. Do paradigma mitológico às Novas Mitologias Urbanas: naturocentrismos 2.2. Do paradigma fideísta aos Novos Movimentos Religiosos: teocentrismos 2.3. Do paradigma crítico à Nova Ciência por Evidência: antropocentrismos 2.4. Do paradigma eclético à Era Global: o admirável Mundo Novo do pensamento humano   3. «Mundo» e complexidade: aporias, dilemas ou apocalipses 3.1. Da Modernidade iluminada à Pós-Modernidade rebelde: cisões culturais 3.2. Ressentimento, dissolução, anarquia, nihilismo: anti-sistematicidades 3.3. Tribalismo, populismo, hedonismo, relativismo: antiparadigmaticidades 3.4. A vanguarda cívica do pensamento crítico: há um futuro comum? 3.5. Responsabilidade humana: a maior das ironias?
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecimentos a adquirir 1.1. cultura específica sobre o Humanismo: início, matriz, conceitos fundadores, valores permanentes 1.2. matriz humanista aplicada a questões contemporâneas candentes (no campo específico da Educação Social) 1.3. estudos de caso deliberativos em matéria de juízos de valor e atitudes cívicas humanistas (da Educação Social)   2. Aptidões a adquirir 2.1. identificação dos paradigmas filosóficos estruturantes do complexo mundo contemporâneo 2.2. identificação do pensamento tipificado em matrizes culturais diversificadas (das raízes até ao ecletismo relativista da contemporaneidade) 2.3. valorização humanista das diferenças culturais (enquanto Educadores Sociais) 2.4. defesa do património cognitivo das democracias e das axiologias plurais (válidos para a Educação Social)   3. Competências a desenvolver 3.1. cultura especulativa e concetual 3.2. pragmatismo, espírito crítico e intervenção cívica 3.3. proteção dos direitos humanos universais 3.4. criatividade e resiliência
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC praticam-se modalidades pedagógicas facilitadoras dos objetivos de aprendizagem, garantindo a respetiva aquisição de competências Em concreto, em cada aula usa-se:   1. o método dialógico (vulgarmente conhecido por «Clube de Debate»), iniciando-se cada sessão semanal com a seleção (feita pela turma nos primeiros 10 minutos) do caso mais mediático (a nível nacional ou mundial) que tenha efeitos (diretos ou indiretos) nesta área científica, provocando a atenção dos profissionais da mesma;   2. no final da aula, após a discussão inicial, o percurso desta e a exposição posterior (a cargo docente), faz-se (em conjunto com a turma) a síntese crítica dos resultados, observações e sugestões num pequeno texto temático   3. publica-se no Moodle, todas as semanas, esse texto que, sob égide do Pensamento Crítico, se inclui como matéria de avaliação final de cada aluno.   4. igualmente se insere este texto, de ano para ano, no Manual da UC (publicado como livro didático-técnico pela docente)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AGAMBEN, Giorgio - A Potência do Pensamento. Lisboa: Relógio D'Água, 2013. ISBN 9789896412487 ARENDT, Hannah - Responsabilidade e Juízo. Lisboa: Dom Quixote, 2007. ISBN 9789722027892 BAUDRILLARD, Jean - A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2008. ISBN 9789724415215 BAUMAN, Zygmunt - Vida Fragmentada: ensaios sobre a Moral Pós-Moderna. Lisboa: Relógio D'Água, 2007. ISBN 9789727089321 BROSIG, Malte. (ed.) - Human Rights in Europe: A Fragmented Regime? Oxford: Peter Lang, 2006. ISBN 9783631544587 DAMÁSIO, António - O Sentimento de Si. Corpo, Emoção e Consciência. Lisboa: Temas e Debates, 2013. ISBN 9789896442279 HEIDEGGER, Martin - Carta sobre o Humanismo. Lisboa: Guimarães, 1998. ISBN 9789726650362 JONAS, Hans - El principio de responsabilidad. Ética y civilización tecnológica, Madrid: Herder, 2004. ISBN 9788425419010 LIPOVETSKY, Gilles - Da Leveza. Para uma Civilização do Ligeiro. Lisboa: Edições 70, 2016. ISBN 9789724418780
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