filmeu

Disciplina Expressões e Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular articula duas dimensões: a de fundamentação teórica e concetual e uma dimensão de projeto, experimentação, reflexão e avaliação, onde se procurará construir hipóteses de intervenção futura aliando a didática das expressões artísticas com intervenção social e educativa.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Práticas artísticas na contemporaneidade: desenho, pintura, 3D, híbridos, instalações e performances Arte participativa e arte comunitária O papel da educação artística em projetos educativos na escola, museus e comunidade, interações e exemplos da prática Debates contemporâneos em expressões artísticas na educação: identidade, inclusão, multiculturalismo, diversidade cultural, desenvolvimento sustentável e cidadania ¿ perspetivas e desafios Elaboração de projetos  
  • Objetivos

    Objetivos

    Aprofundar capacidades de exploração de conceitos e metodologias na área das expressões artísticas Demonstrar conhecimentos sobre as componentes e fases do processo criativo, métodos e técnicas para a sua operacionalização Compreender e aplicar as expressões artísticas integradas como mediadoras da participação e cidadania No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de fundamentar, conceber, orientar e avaliar experiências e projetos de intervenção artística em contextos formais e informais de educação e cultura.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização das tecnologias de informação e comunicação, sempre que adequado aos projetos propostos. Visitas de estudo a museus e outras instituições relacionadas com o trabalho em curso. Criação na sala de aula de debates sobre os conceitos a trabalhar nos projetos em curso.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eça, T. & Mason, R. (eds) (2008). International Dialogues about Visual Culture, Education and Art. UK: Intellect Books. Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New Haven & London: Yale University Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc. Matarasso, F. (2018). Uma Arte Irrequieta. Lisboa: Fundação Calouste Gulenkian. UNESCO (2006). Road Map for Arts Education. The World Conference on Art Education: Building Creative Capacites for the 21st Century, Lisbon  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios