-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular articula duas dimensões: a de fundamentação teórica e concetual e uma dimensão de projeto, experimentação, reflexão e avaliação, onde se procurará construir hipóteses de intervenção futura aliando a didática das expressões artísticas com intervenção social e educativa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-15677
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Práticas artísticas na contemporaneidade: desenho, pintura, 3D, híbridos, instalações e performances Arte participativa e arte comunitária O papel da educação artística em projetos educativos na escola, museus e comunidade, interações e exemplos da prática Debates contemporâneos em expressões artísticas na educação: identidade, inclusão, multiculturalismo, diversidade cultural, desenvolvimento sustentável e cidadania ¿ perspetivas e desafios Elaboração de projetos
-
Objetivos
Objetivos
Aprofundar capacidades de exploração de conceitos e metodologias na área das expressões artísticas Demonstrar conhecimentos sobre as componentes e fases do processo criativo, métodos e técnicas para a sua operacionalização Compreender e aplicar as expressões artísticas integradas como mediadoras da participação e cidadania No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de fundamentar, conceber, orientar e avaliar experiências e projetos de intervenção artística em contextos formais e informais de educação e cultura.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização das tecnologias de informação e comunicação, sempre que adequado aos projetos propostos. Visitas de estudo a museus e outras instituições relacionadas com o trabalho em curso. Criação na sala de aula de debates sobre os conceitos a trabalhar nos projetos em curso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eça, T. & Mason, R. (eds) (2008). International Dialogues about Visual Culture, Education and Art. UK: Intellect Books. Eisner, E. W. (2002). The Arts and the Creation of Mind. New Haven & London: Yale University Gaudelius, Y. & Speirs, P. (2002). Contemporary Issues in Art Education. New Jersey: Pearson Education, Inc. Matarasso, F. (2018). Uma Arte Irrequieta. Lisboa: Fundação Calouste Gulenkian. UNESCO (2006). Road Map for Arts Education. The World Conference on Art Education: Building Creative Capacites for the 21st Century, Lisbon
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não